Agricultura familiar realiza encontro da previdência social

Cerca de 2 mil agricultores familiares devem participar do evento. Ministro da pasta é presença confirmada

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 10/11/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 10/11/2011 - 00:00

?De todas as conquistas como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), os programas de comercialização e recentemente de habitação, nenhuma foi tão marcante como a conquista da previdência social para a agricultura familiar?, considerou Marcos Rochinski, secretário Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF-BRASIL).

Na próxima sexta-feira (11), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar dos Três Estados do Sul (FETRAF-SUL), realiza, no Parque de Exposições de São Mateus do Sul, o 1º Encontro da Agricultura Familiar sobre Previdência Social.

?Esse é um momento histórico para a agricultura familiar. O que existe hoje de benefício em termos de previdência social foi construído e forjado na luta da classe trabalhadora, por meio de suas organizações representativas?, caracterizou Rochinski.

Neste 1º Encontro serão discutidos temas como salário maternidade (aumento de quatro para seis meses), manutenção e garantia dos direitos previdenciários dos segurados especiais e, contribuição dos agricultores familiares com a previdência.

Com a participação de Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social, a ocasião será de comemoração, mas também de reafirmação dos agricultores familiares como segurados especiais.

?A luta pelo reconhecimento dos agricultores familiares como segurados especiais sendo considerados efetivamente como trabalhadores e não recebendo apenas assistência social, é motivo de comemoração, mas na presença do ministro, vamos enfatizar a consolidação desse sistema, para que não seja colocado em risco a desestruturação dele e o benefício dos trabalhadores?, concluiu.

Serviço:

1º Encontro da Agricultura Familiar e Previdência Social

Local: Parque de Exposições ? São Mateus do Sul (Paraná)

Dia: 11 de novembro

Horário: às 8h

Programação

8h - Recepção de dirigentes, autoridades e participantes

9h -Mística de Recepção/Acolhida

9h30 - Mesa de Abertura dos Trabalhos

10h Painel 1 ? O que é Previdência Social?

1. Resgate Histórico

2. Contexto Geral

3. Avanços

4. Bandeiras

5. Metas

Palestrante: Amadeu Bonatto ? DESER

Debatedores: Marcos Rochinski ? Fetraf-Brasil e Dep. Est. Luciana Rafagnin ? PT-PR

11h - Debate e esclarecimentos

1. Cochicho entre os participantes

Coordenação: Neveraldo ? Fetraf-Sul

12h- Almoço

13h30 - Composição de Mesa com Autoridades e Ministro da Previdência

1. Conjuntura

2. Avanços

3. Desafios

Coordenação: Fetraf-Sul

14h45 - Apresentação e Entrega do Documento Final do Encontro

Coordenação: Celso Ludwig ? Fetraf-Sul

15h15 - Encaminhamentos e informes:

1. Cadastro dos Segurados Especiais;

2. Convênio de Desconto dos Aposentados;

Celso Ludwig ? Fetraf-Sul

15h45 - Sorteio da Moto

16h - Encerramento

Título: Agricultura familiar realiza encontro da previdência social, Conteúdo: ?De todas as conquistas como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), os programas de comercialização e recentemente de habitação, nenhuma foi tão marcante como a conquista da previdência social para a agricultura familiar?, considerou Marcos Rochinski, secretário Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF-BRASIL). Na próxima sexta-feira (11), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar dos Três Estados do Sul (FETRAF-SUL), realiza, no Parque de Exposições de São Mateus do Sul, o 1º Encontro da Agricultura Familiar sobre Previdência Social. ?Esse é um momento histórico para a agricultura familiar. O que existe hoje de benefício em termos de previdência social foi construído e forjado na luta da classe trabalhadora, por meio de suas organizações representativas?, caracterizou Rochinski. Neste 1º Encontro serão discutidos temas como salário maternidade (aumento de quatro para seis meses), manutenção e garantia dos direitos previdenciários dos segurados especiais e, contribuição dos agricultores familiares com a previdência. Com a participação de Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social, a ocasião será de comemoração, mas também de reafirmação dos agricultores familiares como segurados especiais. ?A luta pelo reconhecimento dos agricultores familiares como segurados especiais sendo considerados efetivamente como trabalhadores e não recebendo apenas assistência social, é motivo de comemoração, mas na presença do ministro, vamos enfatizar a consolidação desse sistema, para que não seja colocado em risco a desestruturação dele e o benefício dos trabalhadores?, concluiu. Serviço: 1º Encontro da Agricultura Familiar e Previdência Social Local: Parque de Exposições ? São Mateus do Sul (Paraná) Dia: 11 de novembro Horário: às 8h Programação 8h - Recepção de dirigentes, autoridades e participantes 9h -Mística de Recepção/Acolhida 9h30 - Mesa de Abertura dos Trabalhos 10h Painel 1 ? O que é Previdência Social? 1. Resgate Histórico 2. Contexto Geral 3. Avanços 4. Bandeiras 5. Metas Palestrante: Amadeu Bonatto ? DESER Debatedores: Marcos Rochinski ? Fetraf-Brasil e Dep. Est. Luciana Rafagnin ? PT-PR 11h - Debate e esclarecimentos 1. Cochicho entre os participantes Coordenação: Neveraldo ? Fetraf-Sul 12h- Almoço 13h30 - Composição de Mesa com Autoridades e Ministro da Previdência 1. Conjuntura 2. Avanços 3. Desafios Coordenação: Fetraf-Sul 14h45 - Apresentação e Entrega do Documento Final do Encontro Coordenação: Celso Ludwig ? Fetraf-Sul 15h15 - Encaminhamentos e informes: 1. Cadastro dos Segurados Especiais; 2. Convênio de Desconto dos Aposentados; Celso Ludwig ? Fetraf-Sul 15h45 - Sorteio da Moto 16h - Encerramento



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.