Agricultores familiares se reúnem no 4º Congresso da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul

Evento contou com cerca de 500 participantes e firmou a importância da categoria

Escrito por: Reprodução adaptada - Vanessa Alburquerque - FETRAF/RS • Publicado em: 07/06/2024 - 17:26 • Última modificação: 07/06/2024 - 17:53 Escrito por: Reprodução adaptada - Vanessa Alburquerque - FETRAF/RS Publicado em: 07/06/2024 - 17:26 Última modificação: 07/06/2024 - 17:53

Vanessa Alburquerque - FETRAF/RS

Nos dias 5 e 6 de junho, cerca de 500 pessoas, entre agricultores, sociedade civil, pesquisadores, alunos e autoridades, estiveram presentes no 4º Congresso da Agricultura Familiar, realizado em Erechim-RS. O evento teve como objetivo avaliar a atuação da federação e o contexto atual da categoria, a fim de definir ações para a melhoria das condições de vida e trabalho da agricultura familiar gaúcha. Além disso, foi realizada a eleição e posse da Direção Geral, Direção Executiva e Conselho Fiscal. 

 O evento começou com dois painéis que serviram de base para as discussões subsequentes. O primeiro painel contou com a presença do Coordenador de Relações Internacionais da CUT-Brasil, Quintino Severo, do pesquisador Ladislau Dowbor (PUC-SP) e do Coordenador da FETRAF-RS, Douglas Cenci, abordando o contexto estadual, nacional e internacional para a categoria. O segundo painel, sobre perspectivas e tendências para a agricultura familiar e sua organização, foi ministrado pelos pesquisadores Sergio Schneider (UFRGS), Cátia Grisa (UFRGS) e Valdemar Arl (ICAF-SC), e pelo Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da CONTRAF-BRASIL, Marcos Rochinski. 

A noite foi marcada pela celebração dos 10 anos da FETRAF-RS, comemorando a data de estadualização da entidade, que antes era representada pela FETRAF-SUL, composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O momento de celebração contou com diversos parceiros e autoridades que fazem parte da história da FETRAF-RS, incluindo uma homenagem àqueles que ajudaram a construir décadas de história. A comemoração foi finalizada com um baile festivo embalado pelo grupo Chiquito e Bordoneio, onde os participantes puderam compartilhar histórias e momentos vividos ao longo dessa trajetória. 

 

 

O segundo dia do congresso incentivou os participantes a se aprofundarem no documento base, que contém resoluções elaboradas com a contribuição de universidades públicas e pesquisadores. Nas oficinas, cada grupo, acompanhado de um docente responsável, debateu e discutiu cada eixo de trabalho, sugerindo mudanças no documento original para que fosse finalizado de forma mais representativa possível. 

Para o Coordenador da FETRAF-RS, Douglas Cenci, “O 4º congresso é parte de um amplo processo de construção e elaboração que a federação instituiu há cerca de dois anos com a contribuição de cinco universidades públicas brasileiras. Esse processo percorreu os municípios da base da federação, dialogando com os agricultores sobre como a categoria deve se organizar e quais ações devem ser realizadas para construir alternativas de sobrevivência, ampliando a produção de alimentos, cuidando do ambiente onde vivem e construindo melhores condições de vida.” 

O documento com as resoluções discutidas possui cinco eixos de atuação: Perfis e diversidades na agricultura familiar; Organização da agricultura familiar; Organização socioeconômica; Mercados agroalimentares e Políticas Públicas para a agricultura familiar. O documento finalizado compõe o novo Projeto Estratégico de Desenvolvimento Solidário e Sustentável da Agricultura Familiar. 

Por fim, a eleição e posse da diretoria, que estará à frente da federação pelos próximos três anos, foi realizada, finalizando os trabalhos do 4º Congresso da Agricultura Familiar. Douglas Cenci foi reconduzido ao cargo de Coordenador Geral. “O congresso superou nossas expectativas, recebemos inúmeros relatos positivos e creio que os agricultores saíram motivados para seguir se organizando e lutando por dias melhores”, afirmou Cenci.