Agricultores Familiares ocupam Ministério reivindicando políticas agrárias

Agricultores Familiares ocuparam o Ministério do Planejamento, em Brasília, dando início a Jornada de Lutas Unitária dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas.

Escrito por: Assessoria de Comunicação da Fetraf Brasil - Patrícia Costa • Publicado em: 05/09/2016 - 23:20 Escrito por: Assessoria de Comunicação da Fetraf Brasil - Patrícia Costa Publicado em: 05/09/2016 - 23:20

Agricultores Familiares ocuparam o Ministério do Planejamento, em Brasília, na madrugada desta segunda-feira, 05.08, dando início a Jornada de Lutas Unitária dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas que acontece até o próximo dia 07 de setembro, dia da independência do Brasil.

Os movimentos apresentam uma pauta de reivindicações de políticas agrárias de desenvolvimento para o campo, como Reforma Agrária Já, a defesa da Terra e do Território, o direito à alimentação saudável.

Cerca de 2 mil pessoas participam da Jornada com atos políticos, incluindo o Grito dos Excluídos. “Estamos aqui para continuar aquilo que construímos nos últimos anos. Através das nossas reivindicações, lutas, negociações com os últimos governos, é que conquistamos um conjunto de políticas públicas que trouxeram dignidade para familiares da agricultura familiar deste país. Esse governo intruso e ilegítimo, tenta a qualquer custo retroagir, e nós, por meio de nossas mobilizações, e da força de nossas organizações, estamos aqui para dizer que não aceitamos nenhum retrocesso”, explica o coordenador geral da Fetraf Brasil, Marcos Rochinski.

Os manifestantes dizem não a proposta de reforma da previdência, a criminalização dos movimentos sociais, a exclusão de políticas públicas e direitos das mulheres. “Essa luta unitária é justamente para garantir os direitos que já adquirimos e avançar naquelas que ainda precisam de atenção do Estado, como a própria reforma agrária, a volta do MDA com mais estrutura e a política de assentamento”, comenta o coordenador de gestão e finanças da Fetraf Brasil, Lázaro Bento.

Além da ação no Ministério do Planejamento, os manifestantes ocuparam o INCRA, um dos principais órgãos ligados a política de reforma agrária. 

Título: Agricultores Familiares ocupam Ministério reivindicando políticas agrárias, Conteúdo: Agricultores Familiares ocuparam o Ministério do Planejamento, em Brasília, na madrugada desta segunda-feira, 05.08, dando início a Jornada de Lutas Unitária dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas que acontece até o próximo dia 07 de setembro, dia da independência do Brasil. Os movimentos apresentam uma pauta de reivindicações de políticas agrárias de desenvolvimento para o campo, como Reforma Agrária Já, a defesa da Terra e do Território, o direito à alimentação saudável. Cerca de 2 mil pessoas participam da Jornada com atos políticos, incluindo o Grito dos Excluídos. “Estamos aqui para continuar aquilo que construímos nos últimos anos. Através das nossas reivindicações, lutas, negociações com os últimos governos, é que conquistamos um conjunto de políticas públicas que trouxeram dignidade para familiares da agricultura familiar deste país. Esse governo intruso e ilegítimo, tenta a qualquer custo retroagir, e nós, por meio de nossas mobilizações, e da força de nossas organizações, estamos aqui para dizer que não aceitamos nenhum retrocesso”, explica o coordenador geral da Fetraf Brasil, Marcos Rochinski. Os manifestantes dizem não a proposta de reforma da previdência, a criminalização dos movimentos sociais, a exclusão de políticas públicas e direitos das mulheres. “Essa luta unitária é justamente para garantir os direitos que já adquirimos e avançar naquelas que ainda precisam de atenção do Estado, como a própria reforma agrária, a volta do MDA com mais estrutura e a política de assentamento”, comenta o coordenador de gestão e finanças da Fetraf Brasil, Lázaro Bento. Além da ação no Ministério do Planejamento, os manifestantes ocuparam o INCRA, um dos principais órgãos ligados a política de reforma agrária. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.