A partir de abril mercado poderá contar com a regulação do preço de oleaginsas

Valores serão divulgados no site da CONAB, a partir de 13 de abril

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 16/03/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 16/03/2012 - 00:00

Em reunião na manhã da última quinta-feira (15) com a FETRAF-BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Petrobras Biocombustível, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) divulgou o término da pesquisa para criação de mecanismos para regulação de preço da mamona. Lançamento do serviço estará disponível no site a partir de 13 de abril.

A criação do sistema foi feito com base em pesquisa realizada em cinco estados, nos municípios mais produtivos, informou Elisângela.

Há meses a FETRAF discutia a importância de estabelecer mecanismo que regulasse o preço das oleaganinosas. Até junho de 2011, a Secretaria de Agricultura no Estado da Bahia (SEAGRI) era responsável pela publicação dos preços, os quais eram referência para a Petrobras Biocombustível realizar o pagamento aos agricultores familiares.

A Petrobras Biocombustível mantém contrato com as cooperativas de produção e comercialização e, com os produtores, para compra da matéria prima e/ou do material processado. A empresa tem prazo de cinco anos contratuais, presta assistência técnica e compra o produto garantindo a aquisição por um preço mínimo, por meio do Programa de Garantia de Preços Mínimos para Agricultura Familiar (PGPM).

Para Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL essa regulação de preço é uma conquista “e se deve à compreensão da importância dessa cadeia produtiva, vontade política e de fazer as coisas acontecerem, por ser uma cadeia importante, onde quem produz é a agricultura familiar do Nordeste e Semiárido”, disse a coordenadora.

“O maior problema na falta de estabelecimento dos preços é o prejuízo que gera para todos. A Petrobras Biocombustível estabelecia o contrato com os produtores, mas quem acabava ditando o preço do produto eram os atravessadores. Agora podemos continuar investindo na produção, sabendo que efetivamente estará gerando renda aos produtores”, avaliou.

No próximo dia 29, a CONAB, em parceria com o MDA e Governo do Estado realizará uma atividade, na Bahia, para demonstrar o funcionamento da ferramenta que exibirá preços atualizados semanalmente durante a Safra em mensalmente, no período entre Safra.

 

Título: A partir de abril mercado poderá contar com a regulação do preço de oleaginsas, Conteúdo: Em reunião na manhã da última quinta-feira (15) com a FETRAF-BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Petrobras Biocombustível, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) divulgou o término da pesquisa para criação de mecanismos para regulação de preço da mamona. Lançamento do serviço estará disponível no site a partir de 13 de abril. A criação do sistema foi feito com base em pesquisa realizada em cinco estados, nos municípios mais produtivos, informou Elisângela. Há meses a FETRAF discutia a importância de estabelecer mecanismo que regulasse o preço das oleaganinosas. Até junho de 2011, a Secretaria de Agricultura no Estado da Bahia (SEAGRI) era responsável pela publicação dos preços, os quais eram referência para a Petrobras Biocombustível realizar o pagamento aos agricultores familiares. A Petrobras Biocombustível mantém contrato com as cooperativas de produção e comercialização e, com os produtores, para compra da matéria prima e/ou do material processado. A empresa tem prazo de cinco anos contratuais, presta assistência técnica e compra o produto garantindo a aquisição por um preço mínimo, por meio do Programa de Garantia de Preços Mínimos para Agricultura Familiar (PGPM). Para Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL essa regulação de preço é uma conquista “e se deve à compreensão da importância dessa cadeia produtiva, vontade política e de fazer as coisas acontecerem, por ser uma cadeia importante, onde quem produz é a agricultura familiar do Nordeste e Semiárido”, disse a coordenadora. “O maior problema na falta de estabelecimento dos preços é o prejuízo que gera para todos. A Petrobras Biocombustível estabelecia o contrato com os produtores, mas quem acabava ditando o preço do produto eram os atravessadores. Agora podemos continuar investindo na produção, sabendo que efetivamente estará gerando renda aos produtores”, avaliou. No próximo dia 29, a CONAB, em parceria com o MDA e Governo do Estado realizará uma atividade, na Bahia, para demonstrar o funcionamento da ferramenta que exibirá preços atualizados semanalmente durante a Safra em mensalmente, no período entre Safra.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.