90 anos da conquista do voto feminino! Avançar e conquistar!

Escrito por: Luana Gomes , jornalista da CONTRAF BRASIL • Publicado em: 24/02/2022 - 21:36 • Última modificação: 24/02/2022 - 21:57 Escrito por: Luana Gomes , jornalista da CONTRAF BRASIL Publicado em: 24/02/2022 - 21:36 Última modificação: 24/02/2022 - 21:57

Foto: Sintraf de Conté Foto das mulheres da Sintraf de Conté na Bahia na luta pelos seus direitos.

Você sabia que o direito do voto feminino foi assegurado a partir de 1932?

Naquela época o Código Eleitoral estabeleceu garantias,mas havia muitas restrições.Apenas mulheres casadas poderiam votar se os maridos as autorizassem e as viúvas com renda própria tinham o direito ao voto. Ainda hoje, muitas mulheres não conseguem compreender o porquê dessas restrições, mas elas são fruto de uma sociedade patriarcal, machista e misógina.

Graças às lutas femininas,esse panorama perverso e extremamente restritivo começou a mudar. Esse direito foi conquistado em 1934 quando saiu na Constituição Federal, e junto com essa conquista veio também um direito importante: Ser votada! Uma mulher poderia ser também candidata! E mesmo hoje, quando as mulheres no país representam mais de 50% do eleitorado, a representatividade é pouca. 

Em 2015, a primeira mulher eleita presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou a lei 13.086/15 que inclui no calendário oficial o dia 24 de fevereiro como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.

Ainda assim, você sabia que o direito do voto feminino foi assegurado a partir de 1932?

Naquela época o Código Eleitoral estabeleceu garantias, mas havia muitas restrições. Apenas mulheres casadas poderiam votar se os maridos as autorizassem e as viúvas com renda própria tinham o direito ao voto.

Graças às lutas femininas, esse panorama perverso e extremamente restritivo começou a mudar. Esse direito foi conquistado em 1934 quando saiu na Constituição Federal, e junto com essa conquista veio também um direito importante: Ser votada! Uma mulher poderia ser também candidata! E mesmo hoje, quando as mulheres no país representam mais de 50% do eleitorado, a representatividade é pouca. 

A história do voto no Brasil e a exclusão da mulher na maior parte dele deixam seus rastros ainda na representatividade de gênero atual. Comemorar hoje os 90 anos do voto feminino é sinônimo de luta e a CONTRAF junto com a força feminina, entende que ainda existem muitas barreiras a serem enfrentadas e que a luta é construída diariamente. Apoiamos, defendemos e fortalecemos a importância da ocupação de mulheres em espaços de poder políticos, sindicais, cargos públicos e de lideranças. As mulheres são a base das famílias de todo o Brasil seguimos na luta para que não haja nenhum direito a menos.

Mulher, exerça seu direto ao voto!

Título: 90 anos da conquista do voto feminino! Avançar e conquistar!, Conteúdo: Você sabia que o direito do voto feminino foi assegurado a partir de 1932? Naquela época o Código Eleitoral estabeleceu garantias,mas havia muitas restrições.Apenas mulheres casadas poderiam votar se os maridos as autorizassem e as viúvas com renda própria tinham o direito ao voto. Ainda hoje, muitas mulheres não conseguem compreender o porquê dessas restrições, mas elas são fruto de uma sociedade patriarcal, machista e misógina. Graças às lutas femininas,esse panorama perverso e extremamente restritivo começou a mudar. Esse direito foi conquistado em 1934 quando saiu na Constituição Federal, e junto com essa conquista veio também um direito importante: Ser votada! Uma mulher poderia ser também candidata! E mesmo hoje, quando as mulheres no país representam mais de 50% do eleitorado, a representatividade é pouca.  Em 2015, a primeira mulher eleita presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou a lei 13.086/15 que inclui no calendário oficial o dia 24 de fevereiro como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Ainda assim, você sabia que o direito do voto feminino foi assegurado a partir de 1932? Naquela época o Código Eleitoral estabeleceu garantias, mas havia muitas restrições. Apenas mulheres casadas poderiam votar se os maridos as autorizassem e as viúvas com renda própria tinham o direito ao voto. Graças às lutas femininas, esse panorama perverso e extremamente restritivo começou a mudar. Esse direito foi conquistado em 1934 quando saiu na Constituição Federal, e junto com essa conquista veio também um direito importante: Ser votada! Uma mulher poderia ser também candidata! E mesmo hoje, quando as mulheres no país representam mais de 50% do eleitorado, a representatividade é pouca.  A história do voto no Brasil e a exclusão da mulher na maior parte dele deixam seus rastros ainda na representatividade de gênero atual. Comemorar hoje os 90 anos do voto feminino é sinônimo de luta e a CONTRAF junto com a força feminina, entende que ainda existem muitas barreiras a serem enfrentadas e que a luta é construída diariamente. Apoiamos, defendemos e fortalecemos a importância da ocupação de mulheres em espaços de poder políticos, sindicais, cargos públicos e de lideranças. As mulheres são a base das famílias de todo o Brasil seguimos na luta para que não haja nenhum direito a menos. Mulher, exerça seu direto ao voto!



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.