31 Famílias da Fetraf de Minas Gerais recebem a titularização de terras pelo PNCF

O programa visa trazer melhorias para o meio rural e pertence a política de reforma agrária como ferramenta de desenvolvimento do campo

Escrito por: Da redação da Contraf Brasil • Publicado em: 22/10/2019 - 12:40 • Última modificação: 22/10/2019 - 12:50 Escrito por: Da redação da Contraf Brasil Publicado em: 22/10/2019 - 12:40 Última modificação: 22/10/2019 - 12:50

divulgação Reunião de assinatura dos documentos

No município de Espera Feliz, 31 famílias de agricultores e agricultoras familiares ligados ao sindicato da Fetraf de Minas Gerais receberam nesta semana a titularização da terra, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) após 10 anos de processo.

Com o documento, os trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar agora poderão acessar crédito, financiamento e participar dos programas e políticas públicas que incentivam e fortalecem a produção e comercialização de alimentos oriundos da agricultura familiar. A conquista representa uma vitória para a classe, como também para a federação e sindicato que foram ferramentas importantes na luta pelo direito à terra.

O PNCF é um programa do governo federal implementado durante o governo de Lula e Dilma que visa trazer melhorias para o meio rural. Ele oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra e agricultores familiares possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. A Contraf Brasil considera a política fundamental e instrumento de incentivo a permanência e sucessão das famílias na terra, uma via para consolidar agricultura familiar e evitar o êxodo rural, além de combater a pobreza no campo.

“Parabenizo todas as famílias que foram beneficiadas com o programa. As terras financiadas fazem parte da política de reforma agrária que nos é garantida pela Constituição, para que possamos diminuir a desigualdade social no campo. Aproveito para reafirmar que enquanto Agricultores Familiares somos defensores do meio ambiente e produzimos alimentos com sustentabilidade, respeitando a terra, a água e seus recursos naturais. Portanto, efetivar a política de reforma agrária é também ajudar na preservação da nossa natureza e olhar para um futuro com desenvolvimento”, explica Lucimar Martins, coordenadora da Fetraf de Minas Gerais.

Título: 31 Famílias da Fetraf de Minas Gerais recebem a titularização de terras pelo PNCF, Conteúdo: No município de Espera Feliz, 31 famílias de agricultores e agricultoras familiares ligados ao sindicato da Fetraf de Minas Gerais receberam nesta semana a titularização da terra, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) após 10 anos de processo. Com o documento, os trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar agora poderão acessar crédito, financiamento e participar dos programas e políticas públicas que incentivam e fortalecem a produção e comercialização de alimentos oriundos da agricultura familiar. A conquista representa uma vitória para a classe, como também para a federação e sindicato que foram ferramentas importantes na luta pelo direito à terra. O PNCF é um programa do governo federal implementado durante o governo de Lula e Dilma que visa trazer melhorias para o meio rural. Ele oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra e agricultores familiares possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. A Contraf Brasil considera a política fundamental e instrumento de incentivo a permanência e sucessão das famílias na terra, uma via para consolidar agricultura familiar e evitar o êxodo rural, além de combater a pobreza no campo. “Parabenizo todas as famílias que foram beneficiadas com o programa. As terras financiadas fazem parte da política de reforma agrária que nos é garantida pela Constituição, para que possamos diminuir a desigualdade social no campo. Aproveito para reafirmar que enquanto Agricultores Familiares somos defensores do meio ambiente e produzimos alimentos com sustentabilidade, respeitando a terra, a água e seus recursos naturais. Portanto, efetivar a política de reforma agrária é também ajudar na preservação da nossa natureza e olhar para um futuro com desenvolvimento”, explica Lucimar Martins, coordenadora da Fetraf de Minas Gerais.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.