20 culturas da agricultura familiar têm bônus em março

Agricultores familiares contam, em março, com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos de 20 culturas

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 10/03/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 10/03/2011 - 00:00

Agricultores familiares que cultivam açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), borracha (extrativista) ? bioma amazônia, borracha natural, cará/inhame, castanha de caju, cebola, feijão, leite, mamona, mangaba, pequi (fruto), piaçava (fibra), sisal, sorgo, trigo, triticale, umbu e uva contam, em março, com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos dessas 20 culturas.

O Programa possibilita que o agricultor familiar pague os financiamentos de custeio e investimento com um bônus (desconto), que corresponde à diferença entre os preços garantidos e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia.

A portaria do PGPAF foi publicada nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU). Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de fevereiro de 2011 e têm validade para o período de 10 de março a 9 de abril de 2010.

O produto com o maior bônus este mês é a borracha (extrativista) ? bioma Amazônia (65,71%) no estado do Maranhão. O feijão é a cultura com bônus no maior número de estados (11 estados). Para esta cultura, o maior bônus é no estado do Paraná, com 26,37%.

Alguns produtos da sociobiodiversidade também contam com bônus em março: o açaí (13,04% em Rondônia), o babaçu (32,19% no Maranhão), o pequi (31,43% em Minas Gerais) e a piaçava (40,12% na Bahia).

Como funciona o programa

O Programa abrange 44 culturas: abacaxi, açaí (fruto), algodão em caroço, alho, amendoim, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), banana, baru (fruto), borracha natural cultivada (heveicultura), borracha natural extrativa, café, cana-de-açúcar, cará, carne de caprino, carne de ovino, castanha de caju, castanha do Brasil (em casca), cebola, feijão, girassol, inhame, juta, leite, maçã, malva, mamona em baga, mangaba (fruto), milho, pequi (fruto), piaçava (fibra), pimenta do reino, carnaúba, pó cerífero de carnaúba, cera de carnaúba, raiz de mandioca, sisal, soja, sorgo, tomate, trigo, triticale, umbu (fruto) e uva.

Cálculo do PGPAF

Título: 20 culturas da agricultura familiar têm bônus em março, Conteúdo: Agricultores familiares que cultivam açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), borracha (extrativista) ? bioma amazônia, borracha natural, cará/inhame, castanha de caju, cebola, feijão, leite, mamona, mangaba, pequi (fruto), piaçava (fibra), sisal, sorgo, trigo, triticale, umbu e uva contam, em março, com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos dessas 20 culturas. O Programa possibilita que o agricultor familiar pague os financiamentos de custeio e investimento com um bônus (desconto), que corresponde à diferença entre os preços garantidos e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia. A portaria do PGPAF foi publicada nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU). Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de fevereiro de 2011 e têm validade para o período de 10 de março a 9 de abril de 2010. O produto com o maior bônus este mês é a borracha (extrativista) ? bioma Amazônia (65,71%) no estado do Maranhão. O feijão é a cultura com bônus no maior número de estados (11 estados). Para esta cultura, o maior bônus é no estado do Paraná, com 26,37%. Alguns produtos da sociobiodiversidade também contam com bônus em março: o açaí (13,04% em Rondônia), o babaçu (32,19% no Maranhão), o pequi (31,43% em Minas Gerais) e a piaçava (40,12% na Bahia).Como funciona o programa O Programa abrange 44 culturas: abacaxi, açaí (fruto), algodão em caroço, alho, amendoim, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), banana, baru (fruto), borracha natural cultivada (heveicultura), borracha natural extrativa, café, cana-de-açúcar, cará, carne de caprino, carne de ovino, castanha de caju, castanha do Brasil (em casca), cebola, feijão, girassol, inhame, juta, leite, maçã, malva, mamona em baga, mangaba (fruto), milho, pequi (fruto), piaçava (fibra), pimenta do reino, carnaúba, pó cerífero de carnaúba, cera de carnaúba, raiz de mandioca, sisal, soja, sorgo, tomate, trigo, triticale, umbu (fruto) e uva.Cálculo do PGPAF



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.