FETRAF/Brasil no relançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 15/03/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 15/03/2011 - 00:00
Elisângela Araújo coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, que participou do lançamento, considera muito importante essa mobilização dos deputados em discutir os temas específicos da agricultura familiar. ?As discussões para melhorar aquilo que já conquistamos irão motivar e fortalecer ainda mais a agricultura familiar no Brasil, além de tornar ainda mais evidente a importância da categoria para o desenvolvimento sustentável do país e seu papel no combate à fome e garantia da segurança alimentar?, explicou.

Na ocasião, Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) relembrou dados do Censo Agropecuário do IBGE 2006, que diz que a produção de 70% dos itens básicos da alimentação nacional é ?feita em 4,3 milhões de estabelecimentos, que correspondem a 84,4% do total de propriedades rurais do País?, ou seja, advém da agricultura familiar.

Já Assis do Couto, coordenador da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar fez ressalva à importância do tema agricultura familiar ser tratado de forma diferenciada, principalmente no que se refere ao processo de reformulação do Código Florestal e nas leis que tratam do pagamento por serviços ambientais uma vez que ?a agricultura familiar emprega a maior parte da mão de obra no campo?.

As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Em tese, deveriam conter 1/3 dos integrantes do Legislativo, mas na prática esse piso não é exigido.

Com informações Agência Câmara de Notícias
Título: FETRAF/Brasil no relançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Conteúdo: Elisângela Araújo coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, que participou do lançamento, considera muito importante essa mobilização dos deputados em discutir os temas específicos da agricultura familiar. ?As discussões para melhorar aquilo que já conquistamos irão motivar e fortalecer ainda mais a agricultura familiar no Brasil, além de tornar ainda mais evidente a importância da categoria para o desenvolvimento sustentável do país e seu papel no combate à fome e garantia da segurança alimentar?, explicou. Na ocasião, Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) relembrou dados do Censo Agropecuário do IBGE 2006, que diz que a produção de 70% dos itens básicos da alimentação nacional é ?feita em 4,3 milhões de estabelecimentos, que correspondem a 84,4% do total de propriedades rurais do País?, ou seja, advém da agricultura familiar. Já Assis do Couto, coordenador da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar fez ressalva à importância do tema agricultura familiar ser tratado de forma diferenciada, principalmente no que se refere ao processo de reformulação do Código Florestal e nas leis que tratam do pagamento por serviços ambientais uma vez que ?a agricultura familiar emprega a maior parte da mão de obra no campo?. As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Em tese, deveriam conter 1/3 dos integrantes do Legislativo, mas na prática esse piso não é exigido.Com informações Agência Câmara de Notícias



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.