Segundo dia da Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul discute dois grandes temas
Reunião no Uruguai reúne representantes do Mercosul para discutir a importância da agricultura familiar no combate às mudanças climáticas e no avanço do plano global da ONU
Escrito por: Allanda Dias • Publicado em: 07/11/2024 - 22:58 Escrito por: Allanda Dias Publicado em: 07/11/2024 - 22:58Delegação Brasileira
A Contraf Brasil junto com a Delegação brasileira estão participando ativamente do segundo dia da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) do Mercosul, o evento reúne representantes de diversos países do bloco. Nesta edição, que acontece no Uruguai, as discussões estão centradas em dois grandes temas: mudanças climáticas e a implementação do plano da Década da Agricultura Familiar (2019-2028).
O encontro ocorre em um contexto de crescente preocupação global com as mudanças climáticas e com a proximidade da COP 30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, Pará. Durante as discussões de hoje, os participantes enfatizaram o papel essencial da agricultura familiar no enfrentamento dos desafios climáticos. A agricultura familiar, por sua própria natureza, adota práticas que promovem a conservação do solo, a preservação de recursos hídricos e a proteção da biodiversidade. Esse modelo de produção, além de alimentar milhões de pessoas, contribui para mitigar os efeitos das mudanças climáticas ao adotar práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.
Outro ponto central da reunião foi a implementação do plano da Década da Agricultura Familiar, uma iniciativa global promovida pela ONU para fortalecer políticas que assegurem o desenvolvimento do setor. Após cinco anos do início desse período, há uma cobrança para que os países apresentem os avanços em seus planos nacionais de apoio à agricultura familiar, com o objetivo de intensificar o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a inclusão social.
No âmbito do Mercosul, a REAF se consolidou como um espaço estratégico para debater e construir políticas públicas que fortaleçam o setor. A Contraf Brasil, que vem acompanhando essas discussões, reforça a importância de alinhar estratégias entre os países membros para promover políticas mais inclusivas e sustentáveis para os agricultores e agricultoras familiares.
O evento continuará ao longo da semana, com debates sobre outros temas importantes para o fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, o Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical, Marcos Rochinski, está representando a Contraf Brasil .