Reunião do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores (PT)
Em encontro com o ministro do Desenvolvimento Agrário, CONTRAF reforça necessidade de articulação com o Legislativo.
Escrito por: Allanda Dias • Publicado em: 09/12/2024 - 18:23 • Última modificação: 09/12/2024 - 18:32 Escrito por: Allanda Dias Publicado em: 09/12/2024 - 18:23 Última modificação: 09/12/2024 - 18:32Albino Oliveira - Ascom MDA
No mês passado, aconteceu a Reunião do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores (PT) com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e de toda a sua equipe de secretários e secretárias. O encontro foi pautado pela discussão do orçamento destinado ao Ministério e pelas estratégias para fortalecer as políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
Marcos Rochinski, coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-BRASIL/CUT), esteve presente e fez uma fala direta durante a reunião. Ele destacou a importância do ministro Paulo Teixeira comparecer à Câmara dos Deputados para debater diretamente com os parlamentares sobre o fortalecimento do orçamento do Ministério.
Rochinski enfatizou a necessidade de uma articulação mais sólida entre o MDA e o Legislativo para garantir que recursos sejam destinados às políticas que impactam diretamente as vidas dos agricultores e agricultoras familiares. “Nós, enquanto CONTRAF, reforçamos a cobrança para que os deputados destinem recursos de suas emendas parlamentares, contribuindo para o fortalecimento das políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário. É fundamental investir em ações de fomento, comercialização e assistência técnica, pois essas são as ferramentas que efetivamente melhoram a vida das famílias agricultoras”, afirmou.
O evento também destacou o compromisso do Núcleo Agrário do PT em alinhar ações com o Ministério, buscando ampliar o alcance e a eficácia das políticas públicas voltadas ao setor rural. A reunião foi considerada um passo importante para garantir que o orçamento do MDA seja reforçado, priorizando as demandas do campo e promovendo uma agricultura familiar mais forte e sustentável.
O diálogo entre movimentos sociais, como a CONTRAF, e o poder público reforça o compromisso de todos os envolvidos em transformar a realidade da agricultura familiar no Brasil. A expectativa é que essa união de esforços resulte em avanços concretos para as políticas agrárias, garantindo mais recursos e melhores condições para o desenvolvimento.