Ministro do Desenvolvimento Social se reúne com CONTRAF para discutir PAC da Agricultura Familiar

Proposta de PAC da Agricultura Familiar é discutida em reunião com Ministro do Desenvolvimento Social

Escrito por: Allanda Martins Dias • Publicado em: 03/05/2024 - 08:37 • Última modificação: 03/05/2024 - 13:46 Escrito por: Allanda Martins Dias Publicado em: 03/05/2024 - 08:37 Última modificação: 03/05/2024 - 13:46

Roberta Aline/ MDS

O Ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), recebeu a Contraf Brasil, no dia 26 de abril, para discutir a pauta do PAC da Agricultura Familiar.
 
Além de outras demandas apresentadas, como o fomento produtivo, programas de cisternas e a busca ativa de famílias que estão fora do CADÚnico, o ministro se comprometeu a atender às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras, o que foi avaliado como muito positivo pela direção.
 
Nossa pauta destaca que a agricultura familiar tem sido protagonista na produção de alimentos no Brasil, em termos de quantidade, qualidade e diversidade, além de ser responsável pela preservação do meio ambiente e da paisagem natural. Representando cerca de 77% dos estabelecimentos rurais no país, a agricultura familiar contribui com 23% do valor da produção, apesar de ocupar apenas 23% da área total dos estabelecimentos agropecuários. No entanto, a população rural no Brasil tem diminuído acima da média mundial nos últimos anos.
 
Para garantir soberania e segurança alimentar e nutricional é fundamental adotar um novo enfoque no desenvolvimento de políticas públicas para o campo, promovendo a autonomia no processo produtivo e na produção de alimentos saudáveis para a população.
 
A CONTRAF BRASIL propõe o Programa de Aceleração do Crescimento do Campo Brasileiro, PAC da Agricultura Familiar, para dinamizar economicamente o campo brasileiro, estimular a produção de alimentos e facilitar o acesso à renda da agricultura familiar com foco em jovens e mulheres. Esse programa seria implementado por meio de investimentos em infraestrutura produtiva e logística, inovação tecnológica, adoção de tecnologias para convivência com o semiárido, entre outras medidas.

Título: Ministro do Desenvolvimento Social se reúne com CONTRAF para discutir PAC da Agricultura Familiar, Conteúdo: O Ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), recebeu a Contraf Brasil, no dia 26 de abril, para discutir a pauta do PAC da Agricultura Familiar.   Além de outras demandas apresentadas, como o fomento produtivo, programas de cisternas e a busca ativa de famílias que estão fora do CADÚnico, o ministro se comprometeu a atender às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras, o que foi avaliado como muito positivo pela direção.   Nossa pauta destaca que a agricultura familiar tem sido protagonista na produção de alimentos no Brasil, em termos de quantidade, qualidade e diversidade, além de ser responsável pela preservação do meio ambiente e da paisagem natural. Representando cerca de 77% dos estabelecimentos rurais no país, a agricultura familiar contribui com 23% do valor da produção, apesar de ocupar apenas 23% da área total dos estabelecimentos agropecuários. No entanto, a população rural no Brasil tem diminuído acima da média mundial nos últimos anos.   Para garantir soberania e segurança alimentar e nutricional é fundamental adotar um novo enfoque no desenvolvimento de políticas públicas para o campo, promovendo a autonomia no processo produtivo e na produção de alimentos saudáveis para a população.   A CONTRAF BRASIL propõe o Programa de Aceleração do Crescimento do Campo Brasileiro, PAC da Agricultura Familiar, para dinamizar economicamente o campo brasileiro, estimular a produção de alimentos e facilitar o acesso à renda da agricultura familiar com foco em jovens e mulheres. Esse programa seria implementado por meio de investimentos em infraestrutura produtiva e logística, inovação tecnológica, adoção de tecnologias para convivência com o semiárido, entre outras medidas.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.