Marcos Rochinski Representa a CONTRAF Brasil na XL Reunião de Agricultura Familiar do Mercosul
Evento no Paraguai celebra 20 anos de avanços nas políticas públicas para a agricultura familiar no bloco Mercosul.
Escrito por: Allanda Martins Dias • Publicado em: 21/06/2024 - 17:53 Escrito por: Allanda Martins Dias Publicado em: 21/06/2024 - 17:53REAF - Reunião de Agricultura Familiar do Mercosul Delegação brasileira presente na Reunião de Agricultura Familiar do Mercosul
Nos dias 18 a 20 de junho, a XL Reunião Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul (REAF) aconteceu no Paraguai, marcando um evento histórico ao celebrar os 20 anos de existência da REAF.
A REAF (Reunião Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul) tem sido um espaço vital para a discussão e formulação de políticas públicas voltadas à agricultura familiar dentro do bloco do Mercosul. A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF), percebe que nos últimos 20 anos foram marcados por avanços significativos em diversas áreas, graças à cooperação entre os países membros. Segundo levantamento do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), atualmente existem mais de 45 políticas públicas específicas para a agricultura familiar no Mercosul, muitas delas impulsionadas pelo Brasil.
Entre as políticas destacadas pelo Brasil estão o crédito rural, programas de compras institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além do registro de agricultores familiares e a promulgação da Lei 11.326 de 2006, que reconhece a agricultura familiar como uma categoria específica.
Marcos Rochinski, Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da CONTRAF Brasil, esteve presente no evento no Paraguai. "A nossa avaliação é muito positiva. Nesses 20 anos, avançamos significativamente em várias áreas, constituindo políticas específicas para a agricultura familiar em nossos países", afirmou Rochinski. "O Brasil foi protagonista em muitas dessas políticas, graças ao esforço das organizações sociais que pautaram o governo e conquistaram essas vitórias."
A sessão regional da REAF (Reunião Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul) não só celebra as conquistas passadas, mas também olha para o futuro. A CONTRAF Brasil expressa o desejo de que as políticas públicas construídas ao longo dessas duas décadas possam evoluir para políticas comuns a todos os países do Mercosul, em vez de se restringirem a ações pontuais em cada nação.
Além disso, a próxima sessão regional da REAF (Reunião Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul) está agendada para novembro em Montevidéu, Uruguai. Até lá, várias reuniões e encontros nacionais serão realizados para preparar as propostas que serão discutidas. O principal desafio identificado é a construção de um plano regional de agricultura familiar que beneficie todos os países do Mercosul. Para o Brasil, isso inclui a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável.
Este encontro reforça a importância da colaboração internacional e da troca de experiências para fortalecer as políticas de apoio aos agricultores familiares em toda a região do Mercosul.