Lideranças da CONTRAF BRASIL denunciam atendimento privilegiado nas agências do INSS
Os representantes das Fetrafs entregaram documentos listando os principais problemas que acontecem no atendimento nas agências do INSS
Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 19/09/2017 - 12:37 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 19/09/2017 - 12:37No segundo dia de reunião da direção ampliada da CONTRAF BRASIL a pauta foi sobre a nova plataforma digital do INSS, as mudanças para o segurado especial na previdência social e seus impactos para a agricultura familiar, com a presença do presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha.
As lideranças da CONTRAF BRASIL e Fetrafs apresentaram os problemas mais pertinentes e denunciaram que as agências, em sua maioria, privilegiam representatividade de classes na hora do atendimento.
- Casos em que o agente do INSS não tem imparcialidade no atendimento, fazendo distinção de entidades e dando prioridades as que tem interesse, além de indicar outras entidades como representante do segurado;
- Vários casos de agências do INSS que não atendem o segurado, alegando que os Sintrafs não possuem legitimidade enquanto representante da agricultura familiar;
- Vários Sintrafs possuem dificuldade em realizar o convênio com o INSS para fins de encaminhamento de benefício junto as gerências regionais;
- Problemas com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
- Dificuldade à informação das ações, medidas e procedimentos do INSS, como também o acesso aos módulos de capacitação e formação para acessar os serviços que agora se dão por meio digital.
As lideranças entregaram ao presidente do INSS uma pauta apresentando todos os problemas, pontuando alguns estados como Ceará, Pará e Bahia. Para os representantes das entidades a cobertura digital é um avanço, porém há muitas localidades com deficiência na cobertura de internet, além disso é necessário uma capacitação que permita o acesso ao sistema de forma clara e segura.
Na mesa, o gestor comprometeu-se em atender as reivindicações da CONTRAF BRASIL, como também capacitar por estado as entidades para o novo modelo de atendimento ao cidadão. Segundo Leonardo Gadelha, o novo sistema diminui o fluxo nas agências e a espera pela resolução dos pedidos de benefícios.
O novo canal para acessar o atendimento é a plataforma digital chamada "Meu INSS", que pode ser acessada pelo endereço: meu.inss.gov.br