Fetraf RN celebra convênios e parcerias que beneficiam a Agricultura Familiar
Cursos, acesso à água de qualidade e projetos com foco nas sementes crioulas são algumas das ações que já trazem resultados para a agricultura familiar do Rio Grande do Norte
Escrito por: Assessoria de comunicação da Contraf Brasil - Patrícia Costa - com informações da Ascom Fetraf RN • Publicado em: 21/01/2020 - 16:57 • Última modificação: 21/01/2020 - 17:10 Escrito por: Assessoria de comunicação da Contraf Brasil - Patrícia Costa - com informações da Ascom Fetraf RN Publicado em: 21/01/2020 - 16:57 Última modificação: 21/01/2020 - 17:10Divulgação Convênio com o Instituto de Cooperação da Agricultura Familiar do RN (ICAF-RN) e a SETHAS -RN
Direção da Fetraf do Rio Grande do Norte firma convênio com o Instituto de Cooperação da Agricultura Familiar do RN (ICAF-RN) e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (SETHAS) para reorganização e distribuição do leite no município de São Paulo do Potengi/RN. Ao todo, 663 famílias serão beneficiadas com a ação.
Os agricultores e agricultoras familiares que terão apoio estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadUnico). O atendimento acontece por meio do cartão magnético e de um aplicativo que registrará a retirada do leite. O acompanhamento é online e monitorado pelo governo estadual e Ministério Público.
Ainda, a federação também ampliou suas parcerias e os agricultores familiares do município de Felipe Guerra, beneficiados com o Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), cujo objetivo é melhorar a vida das famílias que vivem na região Semiárida do Brasil, garantindo o acesso à água de qualidade, participaram do curso de gerenciamento de recursos hídricos (GRH), na comunidade de São Lourenço, e ministrado pelo coordenador da Articulação no Semiárido no RN (ASA) e do Centro Terra Viva, Marcírio Lemos.
"A parceria entre o Sintraf, a ASA e o Centro Terra Viva, proporciona aos agricultores familiares do município, o benefício da cisterna para o homem e a mulher do campo", disse Francisco Antônio (Duquinha), presidente do Sintraf de Felipe Guerra.
Outra ação, já em 2020, da federação junto aos sindicatos, foi a realização de uma reunião de monitoramento das ações do Projeto Sementes da Tradição. A discussão abrangeu a construção do plano de distribuição de sementes da safra de 2020, construção das estratégias de mobilização e execução do Programa Estadual de Sementes Crioulas - safra 2020\2021.