Fetraf/PE debate a sustentabilidade da agricultura familiar durante seminário estadual

Agricultores Familiares de Pernambuco definem estratégias de luta e organização sindical para atos políticos de 2017

Escrito por: Assessoria de Comunicação Fetraf-PE • Publicado em: 01/02/2017 - 09:55 Escrito por: Assessoria de Comunicação Fetraf-PE Publicado em: 01/02/2017 - 09:55

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Pernambuco – Fetraf/PE, promoveu no Centro de Formação Paulo Freire em Caruaru, no agreste do estado, o seminário “Construindo a sustentabilidade da Agricultura Familiar, sem abrir mãos dos nossos direitos”.

O evento teve como objetivo destacar ações como as jornadas de lutas estadual e nacional, a mobilização das mulheres do campo, o fortalecimento do projeto político sindical para os próximos dois anos, bem como a discussão da PEC 287, que fere os direitos dos agricultores.

No primeiro dia (30), foram realizadas cinco oficinas: Previdência, Administração e Finanças; Mulheres, Juventude, Saúde e Educação; Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Estiagem, Transposição e Semiárido; Jornada de Lutas e Cooperativismo. Líderes sindicais de todas as regiões participaram dos trabalhos, que foram avaliados por uma comissão interna da própria instituição. 

No dia seguinte (31), pela manhã, aconteceu a apresentação dos grupos, onde todos puderam debater sobre os temas, e encaminhar suas propostas para a pauta da jornada de lutas, que será entregue ao governo estadual e federal. Também aconteceu uma mesa redonda, composta por representantes regionais, o Presidente Estadual da Fetraf/PE, João Santos, e o Coordenador Nacional de Gestão e Finanças da Contraf Brasil, Lázaro de Sousa Bento.

De acordo com Lázaro de Sousa, este foi um grande seminário, onde se discutiu a reforma da previdência social, políticas públicas e reforma agrária. “Saímos daqui com um resultado bastante positivo, a partir do momento que discutimos as mobilizações que devem ser feitas a nível estadual e nacional. Vamos mostrar o descontentamento que o povo brasileiro tem com esse governo atual, que não trabalha as políticas públicas que deveriam chegar aos agricultores familiares”.

Para João Santos, Presidente da Fetraf/PE, “Os trabalhos discutidos durante o evento devem ser encaminhados para as bases, onde as lideranças irão mobilizar os trabalhadores no sentido de barrar a reforma da previdência. É preciso fazer isso agora, caso contrário à medida atrapalhará a vida de todos”.

Ainda, segundo o presidente da Fetraf/PE a luta é difícil, mas não é impossível. “Os prefeitos do nosso estado têm seus alinhamentos com Deputados Federais e Senadores que representam Pernambuco em Brasília. Então nosso caminho é ir de encontro as prefeituras, para que eles possam se unir ao nosso movimento e mudar esse quadro, que retrocede os direitos dos trabalhadores”. 

Título: Fetraf/PE debate a sustentabilidade da agricultura familiar durante seminário estadual, Conteúdo: Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Pernambuco – Fetraf/PE, promoveu no Centro de Formação Paulo Freire em Caruaru, no agreste do estado, o seminário “Construindo a sustentabilidade da Agricultura Familiar, sem abrir mãos dos nossos direitos”. O evento teve como objetivo destacar ações como as jornadas de lutas estadual e nacional, a mobilização das mulheres do campo, o fortalecimento do projeto político sindical para os próximos dois anos, bem como a discussão da PEC 287, que fere os direitos dos agricultores. No primeiro dia (30), foram realizadas cinco oficinas: Previdência, Administração e Finanças; Mulheres, Juventude, Saúde e Educação; Reforma Agrária, Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Estiagem, Transposição e Semiárido; Jornada de Lutas e Cooperativismo. Líderes sindicais de todas as regiões participaram dos trabalhos, que foram avaliados por uma comissão interna da própria instituição.  No dia seguinte (31), pela manhã, aconteceu a apresentação dos grupos, onde todos puderam debater sobre os temas, e encaminhar suas propostas para a pauta da jornada de lutas, que será entregue ao governo estadual e federal. Também aconteceu uma mesa redonda, composta por representantes regionais, o Presidente Estadual da Fetraf/PE, João Santos, e o Coordenador Nacional de Gestão e Finanças da Contraf Brasil, Lázaro de Sousa Bento. De acordo com Lázaro de Sousa, este foi um grande seminário, onde se discutiu a reforma da previdência social, políticas públicas e reforma agrária. “Saímos daqui com um resultado bastante positivo, a partir do momento que discutimos as mobilizações que devem ser feitas a nível estadual e nacional. Vamos mostrar o descontentamento que o povo brasileiro tem com esse governo atual, que não trabalha as políticas públicas que deveriam chegar aos agricultores familiares”. Para João Santos, Presidente da Fetraf/PE, “Os trabalhos discutidos durante o evento devem ser encaminhados para as bases, onde as lideranças irão mobilizar os trabalhadores no sentido de barrar a reforma da previdência. É preciso fazer isso agora, caso contrário à medida atrapalhará a vida de todos”. Ainda, segundo o presidente da Fetraf/PE a luta é difícil, mas não é impossível. “Os prefeitos do nosso estado têm seus alinhamentos com Deputados Federais e Senadores que representam Pernambuco em Brasília. Então nosso caminho é ir de encontro as prefeituras, para que eles possam se unir ao nosso movimento e mudar esse quadro, que retrocede os direitos dos trabalhadores”. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.