Fetraf-PE apresenta propostas para enfrentar estiagem no Agreste e Sertão de Pernambuco
Escrito por: Allanda Dias • Publicado em: 15/05/2025 - 18:00 Escrito por: Allanda Dias Publicado em: 15/05/2025 - 18:00
FETRAF-PE
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf-PE) entregou, nesta semana, um conjunto de propostas com foco na mitigação dos impactos da estiagem nas regiões do Agreste e Sertão do estado. A pauta foi apresentada durante reunião no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), com a presença do presidente do órgão, Miguel Duque.
O documento entregue integra duas frentes de atuação da entidade: uma pauta emergencial voltada à estiagem, protocolada junto ao Governo do Estado, e outra com reivindicações estruturais no contexto da 18ª Jornada da Agricultura Familiar.
Entre os problemas relatados, estão a escassez de água para consumo humano e animal, prejuízos severos à produção agrícola e pecuária, além da dificuldade de acesso a insumos e alimentos para os rebanhos. A FETRAF-PE propõe ações imediatas como distribuição de ração, abastecimento emergencial com carros-pipa, perfuração de poços e parcerias para o fornecimento de bagaço de cana.
A expectativa da federação é que o Governo do Estado considere as propostas como prioridade, diante da gravidade da situação enfrentada por milhares de agricultores e agricultoras familiares no semiárido pernambucano.