Fetraf Goiás cobra execução das políticas de crédito fundiário para Agricultura Familiar
Lideranças da Fetraf Goiás estiveram em Brasília para uma reunião com o coordenador geral do crédito fundiário, Alberto Filho, devido ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) está paralisado.
Escrito por: Redação Contraf Brasil • Publicado em: 15/10/2019 - 17:08 • Última modificação: 15/10/2019 - 17:16 Escrito por: Redação Contraf Brasil Publicado em: 15/10/2019 - 17:08 Última modificação: 15/10/2019 - 17:16divulgação Em Brasília, para reunião com o coordenador geral do crédito fundiário Alberto Filho
Lideranças da Fetraf Goiás estiveram em Brasília para uma reunião com o coordenador geral do crédito fundiário, Alberto Filho, devido ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) está paralisado no estado. A federação solicitou informações sobre a execução do orçamento liberado para a continuidade do programa.
O PNCF possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. Entre 2017 e 2018 o programa ficou paralisado em todo o país e foi retomado somente agora, com execução menos expressiva que anos anteriores, mas retomou timidamente.
“Em Goiás, o programa está parado e de R$ 1 milhão disponível para a execução o governo estadual não utilizou nada. O recurso está parado. Isso é falta de gestão. Não podemos permitir que isso, ocorra considerando que existem inúmeras famílias precisando do crédito”, explica Gerailton Ferreira, coordenador da Fetraf GO.
Ainda, segundo o a liderança sindical, o coordenador do PNCF Alberto Filho, disse que o programa em outros estados já está em plena execução, como por exemplo em Santa Catarina.
“Vamos marcar uma audiência com a secretaria responsável em Goiás e cobrar a execução do orçamento referente ao programa e saber por que o estado está se fazendo ausente nesta área tão importante para a Agricultura Familiar”, pontua Gerailton.