Fetraf do Rio Grande do Norte intensifica atividades pela garantia das políticas públicas para o campo
Ações e atividades da FETRAF-RN ajudam as políticas públicas chegarem até o agricultor familiar que está na ponta
Escrito por: Assessoria de Comunicação da FETRAF RN e CONTRAF BRASIL • Publicado em: 13/02/2017 - 12:30 Escrito por: Assessoria de Comunicação da FETRAF RN e CONTRAF BRASIL Publicado em: 13/02/2017 - 12:30Em diversos municípios do Rio Grande do Norte, a Fetraf RN vem realizando atividades para fomentar a agricultura familiar e garantir que as políticas públicas tenham continuidade e sejam efetivadas nas regiões. Paralelo a isso, a federação também tem promovido debates sobre as propostas que tramitam no Congresso Nacional e que representam uma ameaça aos direitos dos trabalhadores, a fim de conscientizar a população e convocar para a luta nas ruas.
SINTRAF de São Miguel do Gostoso - distante 101,2 km de Natal/RN, foi realizado um debate sobre a Reforma da Previdência. A ação ocorreu na Câmara Municipal de São Miguel do Gostoso e contou com os parceiros Sindicato da Educação, Agentes de Saúde e IDEC.
Para o Secretário Geral da FETRAF/RN, Jubenick Pereira, esse é o momento de informar a população sobre os efeitos da reforma. “Ainda, há muitos agricultores que não sabem o verdadeiro impacto que a reforma da previdência vai causar em seus direitos’.
SINTRAF de São Tomé – localizado a 122,3 km de Natal/RN, o sindicato promoveu uma reunião em parceria com o Banco do Nordeste sobre Crédito para a Agricultura Familiar. Na oportunidade, os representantes do banco repassaram as informações necessárias, para que os Agricultores tomassem conhecimento quanto aos procedimentos e critérios sobre o crédito rural.
FETRAF/RN participa do Seminário Territorial sobre compras públicas para o PNAE - Foi discutido o orçamento do PNAE para 2017, as experiências do programa em São Paulo do Potengi, a legislação e procedimentos para aquisição da produção da agricultura familiar. O evento ocorreu no CEMTRAF (Centro de Capacitação e Estudos em Metodologias e Tecnologias de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar) em São Paulo do Potengí, município distante 78 km de Natal/RN.
Para o coordenador geral da FETRAF-RN João Cabral de Lira, o programa é de fundamental importância nas escolas, pois ajuda na melhoria de uma vida saudável dos alunos, além de contribuir com uma renda a mais para os agricultores rurais que fornecem os alimentos.
FETRAF-RN articulada com a ASA - A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) promoveu nos dias 01 e 02 de fevereiro, a Oficina de Planejamento dos Programas P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas Rurais) e P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas). A FETRAF-RN esteve presente contribuindo com a construção das ações.
O evento que reuniu entidades que executam os programas na região semiárida do Nordeste Brasileiro e parte de Minas Gerais, ocorreu no município de Camaragibe, região metropolitana de Pernambuco. As ações dos programas possibilitarão às famílias agricultoras do Semiárido acessar água para beber, cozinhar, plantar e criar animais e representam oportunidades de trabalho temporário para que tem o ofício de cisterneiros e cisterneiras (pedreiros de cisternas). Na região, vivem mais da metade dos brasileiros e brasileiras em situação de miséria no país e cerca de 350 mil famílias ainda carecem de água potável para beber.
Com essas ações, 3.198 famílias de 17 municípios dos estados de Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí passarão a ter cisternas de 16 mil litros que armazenam água da chuva para consumo humano ao lado de casa. Outras 390 famílias da Bahia, Sergipe e Pernambuco terão tecnologias sociais para guardar água para a produção de alimentos durante todo o ano.