FETRAF-CEARÁ apresenta experiências à SDT
Nas áreas de habitação e organização da produção e comercialização, secretário parabeniza entidade
Escrito por: FETRAF • Publicado em: 02/09/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 02/09/2011 - 00:00Em reunião na manhã desta quinta-feira (1), dirigentes da FETRAF-CEARÁ estiveram com Jerônimo Rodrigues, Secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Francisco Sombra, Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, e os articuladores Olímpio e Antônio Lacerda, para apresentar o êxito do trabalho da entidade na área de habitação rural e organização dos produtores em cooperativas de produção e comercialização.
No estado cearense, várias iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida dos produtores foram desenvolvidas pela FETRAF e apresentadas na reunião. Dentre elas, a criação da Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPERHAF), que atua desde 2009, e já viabilizou a construção de 1.126 unidades habitacionais na zona rural.
Para proporcionar meios de acesso à água para consumo e produção o Projeto Pingo D’Água retira os agricultores familiares do semi-árido de condições de vulnerabilidade propiciando a continuidade da produção. E, para compor as experiências apresentadas, a FETRAF-CE destacou a Cooperativa da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (COOPERFAM), que organiza a produção de 300 famílias em três territórios e que já estão vendendo sua produção para a merenda escolar.
Na oportunidade, Francisco Auri Junior, coordenador da FETRAF-CE ressaltou a importância da política de desenvolvimento territorial articulada pela secretaria por meio dos territórios de identidade.
Para ele, “o reconhecimento desses espaços aproxima os diversos atores locais para debater as peculiaridades e definir as prioridades para demandar conjuntamente as políticas publicas”.
Juventude é tema da reunião
Como público estratégico para garantir a sucessão nas propriedades e continuidade da atividade da agricultura familiar, a juventude também foi tema da reunião. A FETRAF-CE expôs a necessidade de viabilizar tecnologia digital básica nas comunidades rurais por meio da democratização e difusão das casas digitais e realizar cursos de formação e capacitação para domínio das tecnologias.
Jeônimo, parabenizou as experiências desenvolvidas pela entidade e as reconheceu como ferramentas importantes para superação da pobreza e miséria.
O secretário, sensível às questões da agricultura familiar, assumiu o compromisso em apoiar as iniciativas e articular os diversos parceiros para somar e garantir o atendimento das demandas dos agricultores familiares.
A visita da comitiva da SDT ocorreu em continuidade ao processo de negociação estabelecido na VII Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar.