Dirigentes da CONTRAF-Brasil integram o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável
A entidade sindical, CONTRAF- Brasil, foi selecionada para compor o comitê do CONDRAF, após votação online realizada pelo MDA
Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 10/07/2023 - 17:22 • Última modificação: 11/07/2023 - 09:15 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 10/07/2023 - 17:22 Última modificação: 11/07/2023 - 09:15Maria Josana de Lima Oliveira Francisco Auri Júnior e Maria Josana de Lima Oliveira
Saiba Mais
Os dirigentes da CONTRAF-Brasil, Francisco Aurir Júnior e Maria Josana de Lima Oliveira, foram oficializados como membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). As organizações da sociedade civil e movimentos sociais que participaram do Processo Seletivo Condraf, divulgado pelo Edital n°1 de 24 de maio, foram eleitas em Plenária realizada nos dias 29 e 30 de junho.
O Condraf é um órgão colegiado integrante do Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), visando estruturar e dialogar com diferentes entidades da sociedade civil e movimentos sociais, para desenvolver políticas públicas que possam beneficiar o desenvolvimento rural sustentável, a reforma agrária, a agricultura familiar e o abastecimento alimentar.
Para compor o núcleo do Conselho, cada organização indicou um representante e um suplente. Os escolhidos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF- Brasil) foram: Francisco Aurir Júnior, como titular, e Maria Josana de Lima Oliveira, como suplente. A votação aconteceu online junto aos membros das organizações, movimentos sociais e o MDA.
A participação da Contraf- Brasil na comissão é buscar dar voz aos agricultores familiares que compõem a sua base, para levantar recursos, debater ideias e melhorar cada vez mais as condições e desenvolvimento das regiões.
De acordo com Auri, a Contraf- Brasil irá contribuir para que a agricultura familiar ganhe uma participação de destaque no conselho. “Esperamos contribuir com o conselho numa perspectiva de construir e formular políticas e ações que coloquem a agricultura familiar num lugar de destaque no governo e sociedade”, explica.
Ele acrescenta que os desafios do setor são enormes e que as políticas públicas precisam de mais estrutura para atender as necessidades de cada região sem descuidar do meio ambiente. “ Precisamos de cada vez mais políticas estruturadas conforme as necessidades regionais, para conseguir suprir e alavancar a produção de alimentos saudáveis no campo, protegendo o meio ambiente”, ressalta.
A CONTRAF-BRASIL/CUT está organizada em 20 Estados, com mais de 900 Sindicatos e Associações sindicais em mais de 1000 municípios e tem como principal objetivo o fortalecimento e representação dos agricultores e agricultoras familiares do Brasil.
Dentro dessas metas a entidade sindical busca ser um propulsor de mudanças efetivas para suprimir à insegurança alimentar no país.
O dirigente Francisco Auri ainda explica que a entidade pretende ser um agente firme no combate a fome que atinge mais de 33 milhões de pessoas atualmente no Brasil.
“Para a CONTRAF BRASIL fazer parte desse espaço no colegiado é muito importante, especialmente nesse momento em que tantas pessoas passam fome e vivem em situação de pobreza e miséria. O MDA e o CONDRAF, hoje são ferramentas de auxílio para levar comida, dignidade e sustentabilidade ao campo”, finaliza.
Atualmente o Condraf conta com 60 membros entre organizações e movimentos sociais para estimular a pluralidade nas decisões tomadas pelo Ministério.