CONTRAF-Brasil se reúne com Líder do PT na Câmara para discutir sobre baixo preço do leite
Lideranças da Região Sul da CONTRAF-Brasil participam de reunião com parlamentares
Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 13/09/2023 - 19:53 • Última modificação: 13/09/2023 - 20:21 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 13/09/2023 - 19:53 Última modificação: 13/09/2023 - 20:21Divulgação Reunião com parlamentares dos estados do Sul.
Saiba Mais
Nesta quarta-feira, 13 de setembro, as lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) se reuniram com o Deputado Federal e líder do Partido dos Trabalhadores na câmara, Zeca Dirceu, e parlamentares dos estados do Sul do país, para falar sobre a crise na cadeia produtiva do leite.
A pauta do leite está sendo debatida há algum tempo pelas Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetrafs) da região junto ao governo em busca de uma solução para conter a baixa excessiva do preço do leite, chegando a diminuir de R$ 1,20 por litro.
O Diretor Região Sul da CONTRAF-Brasil, Rui Valença, explica que o atual cenário está impossibilitando o agricultor familiar de prosseguir com a produção de leite.
“Essa crise que estamos vivendo na cadeia produtiva do leite, vem diminuindo o preço que é pago ao agricultor pela indústria, inviabilizando, sem dúvida alguma, qualquer condição do agricultor familiar continuar produzindo leite”, salienta.
O Governo Federal já implementou algumas ações para sanar alguns dos problemas como: 29 itens de derivados de leite, no quais, houve um aumento na taxação para importação da Argentina e do Uruguai e a compra institucional de leite das cooperativas da Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Para Rui, essas medidas ainda não são suficientes e não resolvem a gravidade e a disparidade de preço que o agricultor familiar está pagando neste momento.
“Essas medidas ainda são insuficientes, queremos ações que ajudem os agricultores, principalmente na prorrogação dos prazos das dívidas e em um preço mínimo a ser pago pela industria para o produtor. Estamos solícitando um valor de R$ 0,30 por litro produzido por meio de subvenção governamental para reduzir os prejuízos do agricultor, que se acumulam há vários meses.”, reivindica.
Ao término deste encontro, ficou encaminhado que na próxima semana, haverá uma reunião de um grupo de trabalho junto aos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Casa Civil e da Fazenda (MFAZ) e entidades, em busca de solucionar com maior agilidade os problemas da cadeia produtiva do leite.