Contraf Brasil participa de reunião no Banco Central para discutir melhorias no seguro agrícola

Escrito por: Allanda Dias • Publicado em: 14/04/2025 - 20:04 • Última modificação: 14/04/2025 - 21:30 Escrito por: Allanda Dias Publicado em: 14/04/2025 - 20:04 Última modificação: 14/04/2025 - 21:30

Albino Oliveira - Ascom MDA

Na manhã desta segunda-feira (14/04), a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf Brasil) participou de uma reunião no Banco Central, em Brasília, para tratar de ajustes no modelo de seguro agrícola, com ênfase no programa PROAGRO. A entidade foi representada pelo coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical​ Marcos Rochinski.

Além do Banco Central, estiveram presentes representantes do Ministério da Fazenda, da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A presença dos ministros Paulo Teixeira (MDA) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) reforçou a importância institucional do encontro e da pauta em debate.

A reunião foi fruto de uma demanda apresentada pela Contraf Brasil em conjunto com as Fetraf's da região do Sul, que tem atuado de forma contínua para denunciar os limites e fragilidades do atual modelo de seguro agrícola. Nos últimos dias, a entidade realizou um seminário no estado do Rio Grande do Sul, com a presença de diversos ministérios. Durante o evento, foram promovidas visitas técnicas a propriedades rurais, evidenciando os impactos concretos da falta de cobertura adequada para agricultores e agricultoras familiares.

A partir das mobilizações realizadas, a reunião foi articulada com o objetivo de abrir espaço para ajustes efetivos nas políticas de seguro. Há a expectativa de que, nos próximos dias, novas resoluções sejam anunciadas, com o objetivo de aperfeiçoar o acesso, as condições e a cobertura do seguro agrícola, contemplando de forma mais justa o conjunto dos agricultores familiares.

A Contraf Brasil seguirá acompanhando de perto os desdobramentos das discussões e reforça seu compromisso com a construção de políticas públicas que garantam segurança e condições dignas para quem vive da agricultura familiar. A defesa de um seguro agrícola mais justo e eficiente segue como uma das prioridades da entidade.

Título: Contraf Brasil participa de reunião no Banco Central para discutir melhorias no seguro agrícola, Conteúdo: Na manhã desta segunda-feira (14/04), a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf Brasil) participou de uma reunião no Banco Central, em Brasília, para tratar de ajustes no modelo de seguro agrícola, com ênfase no programa PROAGRO. A entidade foi representada pelo coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical​ Marcos Rochinski. Além do Banco Central, estiveram presentes representantes do Ministério da Fazenda, da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A presença dos ministros Paulo Teixeira (MDA) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) reforçou a importância institucional do encontro e da pauta em debate. A reunião foi fruto de uma demanda apresentada pela Contraf Brasil em conjunto com as Fetrafs da região do Sul, que tem atuado de forma contínua para denunciar os limites e fragilidades do atual modelo de seguro agrícola. Nos últimos dias, a entidade realizou um seminário no estado do Rio Grande do Sul, com a presença de diversos ministérios. Durante o evento, foram promovidas visitas técnicas a propriedades rurais, evidenciando os impactos concretos da falta de cobertura adequada para agricultores e agricultoras familiares. A partir das mobilizações realizadas, a reunião foi articulada com o objetivo de abrir espaço para ajustes efetivos nas políticas de seguro. Há a expectativa de que, nos próximos dias, novas resoluções sejam anunciadas, com o objetivo de aperfeiçoar o acesso, as condições e a cobertura do seguro agrícola, contemplando de forma mais justa o conjunto dos agricultores familiares. A Contraf Brasil seguirá acompanhando de perto os desdobramentos das discussões e reforça seu compromisso com a construção de políticas públicas que garantam segurança e condições dignas para quem vive da agricultura familiar. A defesa de um seguro agrícola mais justo e eficiente segue como uma das prioridades da entidade.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.