Contraf Brasil firma parceria em Defesa do Semiárido com a Frente Parlamentar
O lançamento da Frente em Defesa da Convivência com o Semiárido ocorreu nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados
Escrito por: Patrícia Costa • Publicado em: 24/04/2019 - 21:36 • Última modificação: 25/04/2019 - 15:25 Escrito por: Patrícia Costa Publicado em: 24/04/2019 - 21:36 Última modificação: 25/04/2019 - 15:25Patrícia Costa Lançamento da Frente em Defesa da Convivência com o Semiárido
Lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Contraf Brasil, participaram nesta quarta-feira do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Convivência com o Semiárido, na Câmara dos Deputados em Brasília.
De acordo com o Ministério da Integração, o Semiárido brasileiro reúne mais de 1.134 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nessa região vivem aproximadamente 23,5 milhões de habitantes, sendo que metade são crianças e adolescentes.
Ainda, com o recorte, no meio rural esse número chega a oito milhões de pessoas, segundo dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010, o que corresponde a 15% do contingente populacional brasileiro.
A Contraf Brasil reconhece que é por meio das políticas públicas que o semiárido se transformou em um lugar mais produtivo e por isso, defende a manutenção e continuidade dos programas que deram vida ao semiárido.
Mais de 200 parlamentares compõem a frente, criada com o apoio de organizações da sociedade civil.
“Estamos aqui hoje, apoiando esta frente pela luta da permanência do semiárido e principalmente pela continuidade dos recursos, para descentralizar o poder. Somos parceiros, sindicatos, federações, associações e contamos com esse plenário para continuar a luta da resistência e dizer que é no ‘Semiárido que a Vida Pulsa, é no Semiárido que nós Mulheres resistimos’”, falou Cícera Franco, da coordenação de Mulheres da Fetraf do Rio Grande do Norte.
Fotos: