Assembleia da FETRAF-RS aprova Mobilização para a próxima semana

Escrito por: Vanessa Albuquerque • Publicado em: 13/05/2025 - 15:37 Escrito por: Vanessa Albuquerque Publicado em: 13/05/2025 - 15:37

Vanessa Albuquerque

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (FETRAF-RS) realizou nesta terça-feira (06/05), virtualmente, uma assembleia geral com representantes sindicais de todo o estado. Uma das principais deliberações foi a aprovação de mobilizações em resposta à falta de avanço na negociação da pauta com o governo Estadual e Federal.

A FETRAF-RS já fez uma série de negociações com o governo federal e estadual e até o momento não houve avanços concretos. Diante disso, a Assembleia aprovou, por unanimidade, a realização de mobilizações no dia 15 de maio, em Porto Alegre em parceria com o Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), como forma de pressionar o Governos.

Os principais pontos de pautas reivindicados pela FETRAF-RS, são:

PAUTA FEDERAL

→ Reformular e fortalecer o PROAGRO

  • Aumentar o número de acessos;
  • Aumentar a cobertura e a Garantia de Renda;
  • Reduzir o custo de acesso e criar um bônus para quem utiliza práticas sustentáveis de produção;

→ Criar o Programa “Desenrola Rural 2” para renegociação das dívidas:

  • Alongamento das dívidas com prazo de até 12 anos e 2 anos de carência, com taxas de juros de 4%.
  • Nas dívidas vencidas, isentar multas e juros do período vencido e renegociar o restante do valor com prazo de até 12 anos e 2 anos de carência, com taxas de juros de 4%.
  • Linha de crédito, via BNDES, para os agricultores familiares refinanciarem as dívidas oriundas de compra de insumos, máquinas e equipamentos junto a cooperativas e cerealista, com juros de 6%, 12 anos para pagar e 2 anos de carência.

→ Habitação Rural: análise e contratação imediata das propostas apresentadas e implementação da faixa II e III.

→ Isenção do imposto de renda para a agricultura familiar;

→ Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Agricultura Familiar.

 

PAUTA ESTADUAL

→ Implementação de um programa de recuperação de solos.

→ Criar um programa para investimento em sistemas de irrigação e armazenamento de água.

→ Reformulação do Programa Bolsa Juventude Rural com mais recurso e ampliação do número de beneficiários.

→ Investimento na agroindustrialização familiar e recurso.

Título: Assembleia da FETRAF-RS aprova Mobilização para a próxima semana, Conteúdo: A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (FETRAF-RS) realizou nesta terça-feira (06/05), virtualmente, uma assembleia geral com representantes sindicais de todo o estado. Uma das principais deliberações foi a aprovação de mobilizações em resposta à falta de avanço na negociação da pauta com o governo Estadual e Federal. A FETRAF-RS já fez uma série de negociações com o governo federal e estadual e até o momento não houve avanços concretos. Diante disso, a Assembleia aprovou, por unanimidade, a realização de mobilizações no dia 15 de maio, em Porto Alegre em parceria com o Movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), como forma de pressionar o Governos. Os principais pontos de pautas reivindicados pela FETRAF-RS, são: PAUTA FEDERAL → Reformular e fortalecer o PROAGRO Aumentar o número de acessos; Aumentar a cobertura e a Garantia de Renda; Reduzir o custo de acesso e criar um bônus para quem utiliza práticas sustentáveis de produção; → Criar o Programa “Desenrola Rural 2” para renegociação das dívidas: Alongamento das dívidas com prazo de até 12 anos e 2 anos de carência, com taxas de juros de 4%. Nas dívidas vencidas, isentar multas e juros do período vencido e renegociar o restante do valor com prazo de até 12 anos e 2 anos de carência, com taxas de juros de 4%. Linha de crédito, via BNDES, para os agricultores familiares refinanciarem as dívidas oriundas de compra de insumos, máquinas e equipamentos junto a cooperativas e cerealista, com juros de 6%, 12 anos para pagar e 2 anos de carência. → Habitação Rural: análise e contratação imediata das propostas apresentadas e implementação da faixa II e III. → Isenção do imposto de renda para a agricultura familiar; → Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Agricultura Familiar.   PAUTA ESTADUAL → Implementação de um programa de recuperação de solos. → Criar um programa para investimento em sistemas de irrigação e armazenamento de água. → Reformulação do Programa Bolsa Juventude Rural com mais recurso e ampliação do número de beneficiários. → Investimento na agroindustrialização familiar e recurso.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.