Agricultura Familiar renova as lutas durante Congresso Estadual da Fetraf Ceará
Cerca de mil agricultores e agricultoras familiares participam do evento que começou neste dia 27 e segue até dia 29 de julho, na semana do Agricultor Familiar
Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa / Fotos: Fetraf Ceará • Publicado em: 28/07/2017 - 14:01 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa / Fotos: Fetraf Ceará Publicado em: 28/07/2017 - 14:01A abertura do II Congresso Estadual da Agricultura Familiar da Fetraf Ceará ocorreu ontem 27.05 com a presença de aproximadamente mil agricultores e agricultoras familiares de diversos municípios da região, lideranças da categoria de diversos estados, como também de prefeitos, vereadores, senadores e representes do poder público. O objetivo é fortalecer as lutas pelo avanço da agricultura familiar como também organizar o movimento sindical para os enfrentamentos às políticas de retrocessos da atual conjuntura política.
“Esse é um importante momento de construção organizativa e política da agricultura familiar. Estamos animados e participativos nos debates políticos que aqui acontecem para o fortalecimento da Fetraf Ceará e todo conjunto da agricultura familiar. Com o congresso, atualizamos nossas pautas, preparamos o plano de ação e luta para os próximos períodos, renovamos nossas utopias, sonhos e esperanças por um Brasil mais justo e solidário”, destaca Auri Junior, coordenador da Fetraf Ceará.
Ainda, na solenidade de abertura, o coordenador geral da CONTRAF BRASIL, Marcos Rochinski, em seu pronunciamento falou de dois momentos em que o brasileiro deve se manifestar diante um Congresso envolvido em tantas corrupções. “Nós, povo brasileiro, temos que dar uma resposta a eles de duas formas: uma é nas ruas mobilizados fazendo a luta e outra é a principal, nas urnas em 2018 para elegermos efetivamente um governo que represente os interesses da classe trabalhadora. E até lá nos mantermos organizados pelas Diretas Já pela defesa da democracia”, sinalizou.
O ex-governador do Ceará e pré-candidato a presidente da República em 2018, Ciro Gomes, também esteve no congresso e abordou sobre a temática “Conjuntura política do Ceará e Brasil: Desafios para o próximo período”. “Precisamos lutar pelo fora temer, contra a reforma da previdência, contra a PEC 55, mas isso não une. O que une a população é o sonho, é o projeto, é a ideia, é o novo caminho. E, nós precisamos colocar o projeto, a ideia, o novo caminho em debate” pontou Ciro.
O evento segue até o dia 29 de julho com vários debates, dentre eles a “Conjuntura política do Ceará e Brasil: Desafios para o próximo período”; “O impacto da contra reforma da previdência na vida do agricultor familiar e o sindicalismo no Ceará”; “Relação da CUT com o sistema CONTRAF. Desafios das esquerdas cada vez mais plural e diversa no enfrentamento do agronegócio e neoliberalismo”; “Organização sindical dos agricultores e agricultoras familiares. História, lutas, e desafios na organização da agricultura familiar” entre outros.
Também participam também do II Congresso Estadual da Agricultura Familiar Rosane Bertotti, secretária de formação da CUT Nacional; Elisângela Araújo diretora da executiva nacional da CUT; Lázaro Bento, coordenador de gestão e finanças da CONTRAF BRASIL; Antônio Chaves coordenador de reforma agrária da CONTRAF BRASIL; Maria Josana, secretária geral da CONTRAF BRASIL; João Santos, coordenador da Fetraf Pernambuco; deputado Altemir Tortelli (PT).