Agricultura Familiar ganha protagonismo rumo à COP30: REAF prepara participação estratégica no evento global
Escrito por: Allanda Dias • Publicado em: 08/05/2025 - 17:13 Escrito por: Allanda Dias Publicado em: 08/05/2025 - 17:13
MDA
A 43ª Sessão Nacional da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF) foi marcada por debates intensos, articulações estratégicas e definições fundamentais para o futuro da agricultura familiar no Brasil e no Mercosul. Realizada presencialmente em Brasília, a sessão simbolizou a retomada de encontros presenciais e a preparação do Brasil para assumir, no segundo semestre de 2025, a Presidência Pro Tempore da REAF.
Um dos principais focos da agenda debatida foi a participação da agricultura familiar na COP30, que será realizada em novembro deste ano, na cidade de Belém (PA). A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas será uma oportunidade histórica para que se reafirme diante do mundo como um modelo de desenvolvimento sustentável, social e econômico.
“A COP30 é uma grande oportunidade para nós, enquanto agricultura familiar, nos reafirmarmos como modelo de desenvolvimento para o futuro. Um modelo capaz de gerar renda, bem-estar, emprego e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente e garantir comida na mesa da população mundial”, afirmou Marcos Rochinski, Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical da Contraf-Brasil/CUT.
Durante a sessão nacional da REAF, foram avaliadas as políticas regionais voltadas à agricultura familiar, com destaque para a articulação conjunta entre governos, movimentos sociais e organizações. O calendário de atividades futuras inclui a conferência sobre desenvolvimento rural no Chile, em julho, e uma nova sessão regional da REAF Mercosul, prevista para agosto, no Brasil.
Outro ponto de destaque foi o anúncio de que o Plano Nacional da Agricultura Familiar será lançado junto com o Plano Safra, no fim de junho. Este plano representará o compromisso do governo brasileiro e das organizações sociais com metas concretas para o fortalecimento da agricultura familiar até o fim da década, encerrando o ciclo iniciado em 2019 e interrompido por retrocessos políticos recentes.
A realização da sessão nacional de forma presencial, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da secretária executiva de Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, reforça o compromisso do governo com uma agricultura familiar fortalecida, protagonista e alinhada aos desafios ambientais e sociais do século XXI.
A expectativa é que os encaminhamentos definidos durante a sessão se concretizem ao longo dos próximos meses, culminando com uma forte presença da agricultura familiar brasileira na COP30, como símbolo de resistência, inovação e sustentabilidade.