Agricultores do Sintraf de Coité celebram assinatura do convênio para construção de Abatedouro
O ato de assinatura foi realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) com a presença de agricultores familiares e gestores públicos.
Escrito por: Ascom Cooafes • Publicado em: 10/04/2017 - 17:15 Escrito por: Ascom Cooafes Publicado em: 10/04/2017 - 17:15Incentivar a cadeira produtiva da avicultura e potencializar a comercialização dos produtos dos criadores de frango caipira no município de Conceição do Coité, Território do Sisal na Bahia, é o principal objetivo do convênio assinado na manhã desta segunda-feira, 10. Celebrado entre a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários (COOAFES) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o projeto terá um investimento de mais de 300 mil e prevê a construção de um abatedouro de frango caipira, que beneficiará centenas de agricultores do município.
O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, esteve presente no ato e falou da importância deste investimento. “O Estado vem ao município de Coité assinar um convênio com uma Cooperativa importante que é a COOAFES para termos uma boa referência de produtos da Agricultura Familiar de referência no Estado da Bahia. Temos mais de 700 mil propriedades de pequenos agricultores no Estado produzindo em média 70 mil cabeças de frango em um curto período de tempo, isso justificaria a gente abastecer o mercado interno da Bahia e ainda exporta. Esse convênio gera essa expectativa, são 312 mil reais para parte física, equipamento, selos e rótulos para empacotamento, além de assistência técnica. A Bahia precisa e nós teremos um abatedouro que produzirá frango orgânico, agroecológico, frango caipira que poderá ir para merenda escolar”, afirmou Jerônimo.
O coordenador da COOAFES, Flaviano Santiago comemorou a conquista do abatedouro e afirmou que o empreendimento trará novas oportunidades para os avicultores do município. “Nós sabemos que o abatedouro não irá beneficiar só os cooperados e cooperadas, mas todo município e o Território do Sisal. Esse abatedouro será uma oportunidade de trabalho para muitos, as pessoas que estão criando vão poder abater e vender seus frangos e também gerará empregos. É uma grande oportunidade e um momento de alegria, pois esse será um espaço democrático e comunitário que visa gerar emprego e renda. Hoje estamos vendo aqui o início de uma nova era de oportunidades de geração de renda em Coité”, falou Flaviano.
“Fizemos questão de estar aqui hoje porque estamos em um evento muito simbólico para a CAR e a SDR, pois aqui é a nossa primeira agroindústria com SIM (Serviço de Inspeção Municipal) efetivado. Acreditamos que estamos fazendo um mundo diferente, para nós e nossos filhos e queremos alimentos mais saudáveis. Estamos muito entusiasmados, pois estamos falando do modo de vida sustentável, produção diferenciada com uma melhor relação com a natureza e vida mais saudável”, argumentou o diretor geral da CAR, Wilson Dias.
O ato de assinatura foi realizado no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) e contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Renivaldo Lima, vereadores Danilo Ramos e Gel de Tetê, presidente do SINTRAF Coité, Urbano Carvalho, representantes do Movimento de Organização Comunitária (MOC), da Federação dos Trabalhadores da Agricultora Familiar (FETRAF/CUT), técnicos da CAR, Wanderley Gomes e Gilmar Bomfim, e lideranças sindicais e sociais do da região.