Agenda produtiva em Santa Catarina.
Foram realizadas 3 oficinas de capacitação a possíveis beneficiários ao PNCF e também a reunião na Câmara Técnica para que pendências do Programa fossem sanadas.
Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 15/10/2015 - 11:16 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 15/10/2015 - 11:16
Foram realizadas 3 oficinas de capacitação a possíveis beneficiários ao PNCF e também a reunião na Câmara Técnica para que pendências do Programa fossem sanadas.
Bocaina do Sul
A primeira oficina de capacitação a possíveis beneficiários aconteceu no município de Bocaina do Sul-SC, organizada pelo sindicato deste município, na câmara de vereadores, onde 15 famílias foram capacitadas. Este município é recém-conquistado pela FETRAF, então se trata de uma região que nunca teve participação no crédito fundiário, sem nenhum registro de beneficiários assentados. O sindicato pela primeira vez vai encaminhar uma proposta deste município. Desse grupo de 15 famílias, 4 propostas estão bem trabalhadas, pois os interessados possuem terrenos negociados e as vistorias já foram agendadas.
Seara
No município de Seara-SC, no alto Uruguai Catarinense, a capacitação foi realizada na casa da cultura e recebeu 22 pessoas. Esse sindicato possui várias pessoas beneficiadas pelo programa, pois existe um trabalho forte do PNCF nessa região. Além de Seara, famílias de Xavantina, Coronel Freitas, Itá e Arabutã também participaram da oficina. A maioria desses municípios participa de cooperativas de produção e também de cooperativas de crédito. Existe uma atuação muito forte do crédito fundiário com os sindicatos.
A dificuldade dessa região continua sendo o valor baixo do teto do programa por se tratar de uma localidade com valores de terras mais altos. O grande potencial dessa área é a produção de leite e também os integrados de suínos e frangos. Essas são as linhas de atividades mais trabalhadas nesses municípios.
A intenção de atuação com os beneficiários é para que eles continuem a trabalhar na terra. Nessa capacitação em especial, houve a presença de um pai acompanhado por seus dois filhos que decidiram deixar de ser agregados para comprar seu próprio terreno. Com essa prática percebemos o trabalho passado de pai para filho, e assim estes jovens vão continuar suas histórias no campo.
Irani
Aconteceu na sede do Sintraf do munícipio de Irani-SC, também localizada na região do alto Uruguai Catarinense, outra capacitação de possíveis beneficiários ao PNCF, com a presença de 41 pessoas.
É uma região muito forte no reflorestamento de pinos, bem típica, com baixo IDH (índice de desenvolvimento humano), mas com muitas famílias em potencial para adquirir terras. A agricultura que prevalece na região é o integrado de frangos, suínos e a produção do leite.
Neste município é possível achar com mais facilidade terrenos com boas condições de financiamento, considerando o teto máximo do programa no valor de 80 mil. Ao longo dos anos de crédito fundiário e banco da terra, apenas 8 famílias foram beneficiadas. A última em 2003, ou seja, fazem 8 anos que o programa não contempla ninguém neste lugar. O sindicato de Irani faz parte da base da FETRAF e a intenção é começar a atuar mais fortemente na região para difundir o PNCF e combater a pobreza rural
A maioria das pessoas presentes nesta reunião está de acordo com o perfil do programa. São possíveis beneficiários que já possuem terra em vista para comprar.
A partir desta formação, vem à realização das vistorias para que depois ocorra o encaminhamento das propostas aos bancos. Todo suporte está sendo dado pela FETRAF de Santa Catarina.
Objetivo da Capacitação
A capacitação visa à apresentação do Programa Nacional de Crédito Fundiário em suas particularidades. Então são tratadas as regras do programa, enquadramento, financiamento, juros, prazo para pagamentos, responsabilidade do projeto produtivo, questões ambientais, descarte dos lixos domésticos e tóxicos, e o compromisso do beneficiário com o programa e com outras politicas públicas que estarão à disposição. O novo beneficiário vai poder usufruir do PRONAF A , habitação , energia elétrica, seguro safra e a venda institucional da produção de alimentos que os sindicatos junto com as cooperativas regionais do Município de Bom Retiro pretendem inseri-los.
REUNIÃO NA CÂMARA TÉCNICA
Nessa mesma semana foi realizada na câmara técnica do estado de Santa Catarina, uma reunião com várias pautas de interesse a FETRAF/BRASIL.
Veja os principais encaminhamentos:
- 5 propostas da FETRAF ( 1 do município de Guaraciaba , 2 do município de Saudades, 1 do município de Alfredo Vagner e 1 do Município de Concórdia) foram aprovadas pela Câmara Técnica;
- 2 propostas foram analisadas e encaminhadas para o processo administrativo de antecipação de dívidas. Com isso essas áreas podem ser retomadas para novos inscritos no PNCF. (1 no município de Flor de Sertão e outra no município de Guaraciaba);
- Aconteceu também a aprovação de uma proposta com assunção de dívidas (no município de São Miguel da Boa Vista-SC) assim ela poderá ser transferida para uma nova família. Foi encaminhada também a regularização de duas associações da base da FETRAF (Associação Nossa Senhora das Graças e Associação de Jovens Agricultores Familiares Vida Nova) ambas do município de Anita Garibaldi-SC. Essas associações pediram o auxilio da Federação nas assunções de beneficiários e a câmara aprovou uma reunião com a presença da UTE , do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) , FETRAF e os agricultores associados na tentativa de regularizar as pendências de substituições de pessoas nessas áreas