Seminário nacional reúne agricultores familiares de todo o país

O objetivo do evento é o de criar soluções mais sustentáveis e fortalecer o desenvolvimento e expansão da agricultura familiar no país

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 07/08/2023 - 16:52 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 07/08/2023 - 16:52

Divulgação Francisco de Lucena na mesa do Seminário

Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, aconteceu em Brasília o 1° Seminário Nacional: Bioinsumos e Fortalecimento da Agricultura Familiar. O evento contou com a presença de entidades representativas dos agricultores familiares, acadêmicos, autoridades e do Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) foi parte atuante durante todo evento, estando presente em diversas mesas para debater a agroecologia e os desdobramentos dos projetos voltados para a agricultura familiar. 

O diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (Fetraf/DFE), Francisco de Lucena, contou como foi a discussão sobre a inserção da agricultura familiar dentro das novas tecnologias de produção.

“Estamos discutindo as formas de inserção dos bioinsumos, das energias renováveis e tecnologia na Agricultura Familiar, mas que seja de maneira autônoma. Não queremos ser subordinados a pacotes tecnológicos ou agrícolas, nós queremos nos apropriar do conhecimento sem perder a nossa identidade, as nossas características e o nosso modo de ser”, pontua.

O Seminário foi elaborado com o objetivo de ampliar as perspectivas de avanço dentro de tecnologias e sistemas de produção que aproveitem melhor as novas energias sustentáveis e tecnologias de produção, mas ainda esbarra em burocracias que dificultam a implementação dos projetos em todas as regiões. 

Para o dirigente da Fetraf-PI, Antonio Chávez, o Brasil já possui ferramentas jurídicas para avançar no desenvolvimento das pautas abordadas, mas ainda está estagnado no modelo teórico. 

“O povo que está na ponta necessita de ações mais práticas e efetivas. Estamos sob pena de continuar com um sistema onde poucos são privilegiados, enquanto a maioria do povo que produz alimento, inclusive saudáveis, continuam apenas ouvindo promessas”, reivindica.

O evento marcou um novo tempo de transformações que investem em ciência e em práticas sustentáveis. A CONTRAF-Brasil espera agora que todas as discussões avancem para serem efetivadas o quanto antes, atendendo todas as regiões e levando, de fato, melhorias para a agricultura familiar. 

Título: Seminário nacional reúne agricultores familiares de todo o país, Conteúdo: Saiba Mais Seminário nacional reúne agricultores familiares de todo o país Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, aconteceu em Brasília o 1° Seminário Nacional: Bioinsumos e Fortalecimento da Agricultura Familiar. O evento contou com a presença de entidades representativas dos agricultores familiares, acadêmicos, autoridades e do Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.  A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) foi parte atuante durante todo evento, estando presente em diversas mesas para debater a agroecologia e os desdobramentos dos projetos voltados para a agricultura familiar.  O diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (Fetraf/DFE), Francisco de Lucena, contou como foi a discussão sobre a inserção da agricultura familiar dentro das novas tecnologias de produção. “Estamos discutindo as formas de inserção dos bioinsumos, das energias renováveis e tecnologia na Agricultura Familiar, mas que seja de maneira autônoma. Não queremos ser subordinados a pacotes tecnológicos ou agrícolas, nós queremos nos apropriar do conhecimento sem perder a nossa identidade, as nossas características e o nosso modo de ser”, pontua. O Seminário foi elaborado com o objetivo de ampliar as perspectivas de avanço dentro de tecnologias e sistemas de produção que aproveitem melhor as novas energias sustentáveis e tecnologias de produção, mas ainda esbarra em burocracias que dificultam a implementação dos projetos em todas as regiões.  Para o dirigente da Fetraf-PI, Antonio Chávez, o Brasil já possui ferramentas jurídicas para avançar no desenvolvimento das pautas abordadas, mas ainda está estagnado no modelo teórico.  “O povo que está na ponta necessita de ações mais práticas e efetivas. Estamos sob pena de continuar com um sistema onde poucos são privilegiados, enquanto a maioria do povo que produz alimento, inclusive saudáveis, continuam apenas ouvindo promessas”, reivindica. O evento marcou um novo tempo de transformações que investem em ciência e em práticas sustentáveis. A CONTRAF-Brasil espera agora que todas as discussões avancem para serem efetivadas o quanto antes, atendendo todas as regiões e levando, de fato, melhorias para a agricultura familiar. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.