Seminário do Leite discute problemas e necessidades do setor

Os desafios, perspectivas para o futuro do setor leiteiro e as dificuldades dos produtores de leite foram apontadas durante a atividade.

Escrito por: FETRAF/SUL • Publicado em: 13/04/2015 - 09:16 Escrito por: FETRAF/SUL Publicado em: 13/04/2015 - 09:16

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) reuniu na última sexta-feira, 10, agricultores familiares, lideranças sindicais, autoridades e representantes de cooperativas para tratar de uma temática importante no sul do país: a crise da cadeia leiteira. Os desafios, perspectivas para o futuro do setor e as dificuldades dos produtores de leite foram apontadas durante a atividade.

No Brasil a produção de leite tem forte participação da agricultura familiar e esta, é responsável pela produção que abastece a casa das famílias brasileiras. No país, 58% da produção de leite advêm da agricultura familiar e, no sul, região que se destaca em produtividade, esse percentual ultrapassa os 80%.

Nos últimos meses essa atividade tão importante vem passando por alguns problemas devido a falência e fechamento de diversas empresas do ramo e do não pagamento dos produtores pelo produto entregue. Analisando o contexto e as projeções futuras o seminário teve como principal objetivo discutir os pontos centrais para a construção de uma política nacional de fortalecimento e inclusão de famílias na produção de leite.

Com a presença de diversas autoridades políticas, incluindo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria da Agricultura Familiar, o leite foi tratado como o “ouro branco” da região e se percebeu a necessidade de discutir o assunto antes de iniciar uma crise do setor. “Temos que discutir tecnologias que garantam a qualidade do produto, regulamentar o setor e dizer não á integração. Devemos pensar no processo como um todo, desde a produção até a industrialização do leite”, salientou o deputado federal Pedro Uczai.

Entre as propostas levantadas pelos participantes para o futuro do setor estão: política diferenciada para a agricultura familiar, fortalecimento das cooperativas, criação de um marco regulatório para organização e incentivo para a produção de leite e a Assistência Técnica para os agricultores familiares. Segundo o coordenador geral da Federação, Rui Valença, estas são medidas já solicitadas em pauta aos governos Estaduais e Federal.

Participaram do evento o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruano, a representante do MAPA, Ana Lúcia dos Santos Stepan, os deputados Estaduais Altemir Tortelli (RS) e Dirceu Dresch (SC), o deputado Federal, Pedro Uczai, os coordenadores da FETRAF-SUL/CUT Rui Valença, Alexandre Bergamin, Neveraldo Oliboni e Cleonice Back, coordenador de Política Agrícola da FETRAF-BRASIL, Celso Ludwig, presidente nacional da Unicafes, Luiz Possamai e as cooperativas de produção e de crédito da agricultura familiar.

Título: Seminário do Leite discute problemas e necessidades do setor, Conteúdo: A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) reuniu na última sexta-feira, 10, agricultores familiares, lideranças sindicais, autoridades e representantes de cooperativas para tratar de uma temática importante no sul do país: a crise da cadeia leiteira. Os desafios, perspectivas para o futuro do setor e as dificuldades dos produtores de leite foram apontadas durante a atividade. No Brasil a produção de leite tem forte participação da agricultura familiar e esta, é responsável pela produção que abastece a casa das famílias brasileiras. No país, 58% da produção de leite advêm da agricultura familiar e, no sul, região que se destaca em produtividade, esse percentual ultrapassa os 80%. Nos últimos meses essa atividade tão importante vem passando por alguns problemas devido a falência e fechamento de diversas empresas do ramo e do não pagamento dos produtores pelo produto entregue. Analisando o contexto e as projeções futuras o seminário teve como principal objetivo discutir os pontos centrais para a construção de uma política nacional de fortalecimento e inclusão de famílias na produção de leite. Com a presença de diversas autoridades políticas, incluindo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria da Agricultura Familiar, o leite foi tratado como o “ouro branco” da região e se percebeu a necessidade de discutir o assunto antes de iniciar uma crise do setor. “Temos que discutir tecnologias que garantam a qualidade do produto, regulamentar o setor e dizer não á integração. Devemos pensar no processo como um todo, desde a produção até a industrialização do leite”, salientou o deputado federal Pedro Uczai. Entre as propostas levantadas pelos participantes para o futuro do setor estão: política diferenciada para a agricultura familiar, fortalecimento das cooperativas, criação de um marco regulatório para organização e incentivo para a produção de leite e a Assistência Técnica para os agricultores familiares. Segundo o coordenador geral da Federação, Rui Valença, estas são medidas já solicitadas em pauta aos governos Estaduais e Federal. Participaram do evento o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Onaur Ruano, a representante do MAPA, Ana Lúcia dos Santos Stepan, os deputados Estaduais Altemir Tortelli (RS) e Dirceu Dresch (SC), o deputado Federal, Pedro Uczai, os coordenadores da FETRAF-SUL/CUT Rui Valença, Alexandre Bergamin, Neveraldo Oliboni e Cleonice Back, coordenador de Política Agrícola da FETRAF-BRASIL, Celso Ludwig, presidente nacional da Unicafes, Luiz Possamai e as cooperativas de produção e de crédito da agricultura familiar.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.