Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos

O evento foi promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, entre os dias 22 e 24 de fevereiro

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 27/02/2024 - 15:27 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 27/02/2024 - 15:27

Divulgação Encontro da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povo

A Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, em Foz do Iguaçu–PR, contou com a participação dos representantes da Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTRAF-Brasil) e debateu o fortalecimento das nações da América Latina para combater o avanço da extrema-direita.

 

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também esteve presente na conferência e destacou a importância de uma agenda política que paute a evolução econômica e com união de todos os países da América Latina.

 

“É necessária uma integração que se paute pelas transformações materiais e econômicas da América Latina. Só que só vai suceder quando nós entendermos que nossos caminhos andam juntos, ou seja, o destino do Brasil está conectado ao destino da Colômbia, da Argentina, do Uruguai, de todos os países da América Latina e do Caribe”, ressalta.

 

A soberania alimentar foi pauta dos diálogos entre os 26 países representados pelas organizações da classe trabalhadora no local. O foco foi o crescimento sustentável e saudável, o combate à fome e o enfrentamento ao padrão ultrapassado que o capitalismo impõe às nações em desenvolvimento.  

 

Segundo o Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (FETRAF PR), Elizandro Krajczyk, os propósitos da reunião e o quão fundamental é o enfrentamento do modelo de consumo capitalista. 

 

“O nosso objetivo no evento é debater os desafios da classe trabalhadora e o enfrentamento a esse modelo excludente e de consumo desenfreado que é o capitalismo. Queremos transformações, justiça social e melhores condições de trabalho que garantam dignidade aos povos de todos os países que estão aqui presente”, reivindica.

 

Ao final do evento, foi criado o documento "Carta aos Povos pela Integração da América Latina e Caribe" onde consta o resumo das propostas e debates geradas deste encontro. 

Título: Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, Conteúdo: Saiba Mais Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos A Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, em Foz do Iguaçu–PR, contou com a participação dos representantes da Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTRAF-Brasil) e debateu o fortalecimento das nações da América Latina para combater o avanço da extrema-direita.   O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, também esteve presente na conferência e destacou a importância de uma agenda política que paute a evolução econômica e com união de todos os países da América Latina.   “É necessária uma integração que se paute pelas transformações materiais e econômicas da América Latina. Só que só vai suceder quando nós entendermos que nossos caminhos andam juntos, ou seja, o destino do Brasil está conectado ao destino da Colômbia, da Argentina, do Uruguai, de todos os países da América Latina e do Caribe”, ressalta.   A soberania alimentar foi pauta dos diálogos entre os 26 países representados pelas organizações da classe trabalhadora no local. O foco foi o crescimento sustentável e saudável, o combate à fome e o enfrentamento ao padrão ultrapassado que o capitalismo impõe às nações em desenvolvimento.     Segundo o Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (FETRAF PR), Elizandro Krajczyk, os propósitos da reunião e o quão fundamental é o enfrentamento do modelo de consumo capitalista.    “O nosso objetivo no evento é debater os desafios da classe trabalhadora e o enfrentamento a esse modelo excludente e de consumo desenfreado que é o capitalismo. Queremos transformações, justiça social e melhores condições de trabalho que garantam dignidade aos povos de todos os países que estão aqui presente”, reivindica.   Ao final do evento, foi criado o documento Carta aos Povos pela Integração da América Latina e Caribe onde consta o resumo das propostas e debates geradas deste encontro. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.