FETRAF-RS comemora sucesso da Feira da Agricultura Familiar em Capão Canoa

A exposição que ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, apresentou os produtos da agricultura familiar para a população da cidade

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 08/02/2024 - 10:47 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 08/02/2024 - 10:47

Divulgação Expositores em Capão Canoa

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF RS), promoveu do dia 31 de janeiro a 4 de fevereiro a Feira da Agricultura Familiar Capão Canoa. O evento contou com a participação de autoridades, membros da Federação e expositores de toda região.

 

O propósito da feira foi aumentar a visibilidade dos produtos dos agricultores familiares e consequentemente ampliar a comercialização dos mesmos. Realizado no litoral gaúcho, a exposição buscou alcançar, além da população da cidade, os turistas que frequentavam a região. 

 

De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul  (CUT-RS), Amarildo Cenci, a feira foi um sucesso justamente por unir a população local, a manifestação cultural e os produtos saudáveis da agricultura familiar.

 

“Nesses produtos estão o coração de cada produtor, é uma celebração do campo e da cidade. A agricultura familiar é a melhor opção para se consumir alimentos saudáveis, pois além de entregar bons produtos, apresenta uma feira diversa e cultural, resistindo não só ao tempo como também aos ataques daqueles que querem acabar com o desenvolvimento da categoria”, ressaltou.     

 

Com apresentações culturais, a exposição foi prestigiada pelo Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, pelo Secretário adjunto de Gestão, Inovação e Planejamento do Estado, Raphael Ayub, e pelo Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano.

 

Quem também esteve no evento representando o Governo Federal foi o Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no RS, Milton Bernardes. O Superintende aproveitou para falar da importância da exposição para os consumidores e para os pequenos produtores.

 

“Tivemos a oportunidade de acompanhar a feira esses dias e, realmente, constatamos que é possível fazer uma ligação entre o nosso mundo rural (os produtores de alimentos de qualidade) com os consumidores. É uma atividade muito bacana. Que possamos ter no próximo período outras feiras iguais a essa”, destaca. 

 

A Feira da Agricultura Familiar de Capão Canoa foi realizada com apoio da Prefeitura de Capão da Canoa, Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul e com incentivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Universidade Federal de Rio Grande, Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul – BRDE e Cresol.



 

Título: FETRAF-RS comemora sucesso da Feira da Agricultura Familiar em Capão Canoa, Conteúdo: Saiba Mais FETRAF-RS comemora sucesso da Feira da Agricultura Familiar em Capão Canoa A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF RS), promoveu do dia 31 de janeiro a 4 de fevereiro a Feira da Agricultura Familiar Capão Canoa. O evento contou com a participação de autoridades, membros da Federação e expositores de toda região.   O propósito da feira foi aumentar a visibilidade dos produtos dos agricultores familiares e consequentemente ampliar a comercialização dos mesmos. Realizado no litoral gaúcho, a exposição buscou alcançar, além da população da cidade, os turistas que frequentavam a região.    De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul  (CUT-RS), Amarildo Cenci, a feira foi um sucesso justamente por unir a população local, a manifestação cultural e os produtos saudáveis da agricultura familiar.   “Nesses produtos estão o coração de cada produtor, é uma celebração do campo e da cidade. A agricultura familiar é a melhor opção para se consumir alimentos saudáveis, pois além de entregar bons produtos, apresenta uma feira diversa e cultural, resistindo não só ao tempo como também aos ataques daqueles que querem acabar com o desenvolvimento da categoria”, ressaltou.        Com apresentações culturais, a exposição foi prestigiada pelo Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, pelo Secretário adjunto de Gestão, Inovação e Planejamento do Estado, Raphael Ayub, e pelo Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano.   Quem também esteve no evento representando o Governo Federal foi o Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no RS, Milton Bernardes. O Superintende aproveitou para falar da importância da exposição para os consumidores e para os pequenos produtores.   “Tivemos a oportunidade de acompanhar a feira esses dias e, realmente, constatamos que é possível fazer uma ligação entre o nosso mundo rural (os produtores de alimentos de qualidade) com os consumidores. É uma atividade muito bacana. Que possamos ter no próximo período outras feiras iguais a essa”, destaca.    A Feira da Agricultura Familiar de Capão Canoa foi realizada com apoio da Prefeitura de Capão da Canoa, Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul e com incentivos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Universidade Federal de Rio Grande, Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul – BRDE e Cresol.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.