Dirigentes da CONTRAF-Brasil comparecem ao 12° Congresso Brasileiro de Agroecologia

O evento aconteceu entre os dias 20 e 23 de novembro na Fundição Progresso, Rio de Janeiro

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 24/11/2023 - 11:20 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 24/11/2023 - 11:20

Prefeitura de Araraquara Entidades juntas na Abertura do Congresso Brasileiro de Agroecologia

Nesta semana, coordenadores da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), estiveram presentes no 12° Congresso Brasileiro de Agroecologia, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro. A convenção ainda contou com uma mesa promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), na qual a Coordenadora Geral da CONTRAF, Josana Lima, participou como um dos expositores. 

 

O Congresso, que ocorreu nos dias 20, 22 e 23 de novembro, buscou debater as novas políticas e os desafios políticos e ambientais do atual momento. O evento também direciona foco em pesquisas, em diversidade, em apresentações e trocas culturais, e vem se consolidando como um dos maiores espaços de Agroecologia no Brasil e na América Latina. 

 

O Coordenador de Política de Acesso à Terra, Organização da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo da CONTRAF-Brasil, Francisco Aurir Junior, falou sobre a importância da retomada do Congresso que passou os últimos quatro anos em pausa e que volta nesse momento de reconstrução das políticas públicas do país.  

 

“Estamos vivendo um momento de retomada da democracia, o Congresso Brasileiro de Agroecologia vem para somar ao debate sobre as novas políticas públicas que buscam principalmente a qualidade dos alimentos e a sustentabilidade. Para nós da CONTRAF-Brasil, é muito importante fazer parte desse evento”, ressalta.

 

A mesa de debate promovida pelo MDA, que contou com a presença da Coordenadora Geral  da Confederação, Josana Lima, apresentava como tema ‘O lugar da agroecologia nas políticas e programas no novo MDA’ e trouxe bastante colaboração para os próximos passos dentro do Ministério.

 

De acordo com Josana, a mesa do MDA ampliou a construção do diálogo entre as entidades e o Governo Federal, para que juntos, seja possível expandir mais os processos da agroecologia no território nacional.  

 

“A CONTRAF-Brasil participou dessa mesa de debate proposta pelo MDA para ampliar a construção desse diálogo mostrando os pontos fortes e as dificuldades do que está sendo feito até agora. É importante ter essa conversa dentro desse Congresso, essa é uma forma de dar visibilidade e expandir o alcance do papel da agroecologia no cenário de mudanças climáticas que vivemos hoje”, destaca.



 

Título: Dirigentes da CONTRAF-Brasil comparecem ao 12° Congresso Brasileiro de Agroecologia, Conteúdo: Saiba Mais Dirigentes da CONTRAF-Brasil comparecem ao 12° Congresso Brasileiro de Agroecologia Nesta semana, coordenadores da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), estiveram presentes no 12° Congresso Brasileiro de Agroecologia, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro. A convenção ainda contou com uma mesa promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), na qual a Coordenadora Geral da CONTRAF, Josana Lima, participou como um dos expositores.    O Congresso, que ocorreu nos dias 20, 22 e 23 de novembro, buscou debater as novas políticas e os desafios políticos e ambientais do atual momento. O evento também direciona foco em pesquisas, em diversidade, em apresentações e trocas culturais, e vem se consolidando como um dos maiores espaços de Agroecologia no Brasil e na América Latina.    O Coordenador de Política de Acesso à Terra, Organização da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo da CONTRAF-Brasil, Francisco Aurir Junior, falou sobre a importância da retomada do Congresso que passou os últimos quatro anos em pausa e que volta nesse momento de reconstrução das políticas públicas do país.     “Estamos vivendo um momento de retomada da democracia, o Congresso Brasileiro de Agroecologia vem para somar ao debate sobre as novas políticas públicas que buscam principalmente a qualidade dos alimentos e a sustentabilidade. Para nós da CONTRAF-Brasil, é muito importante fazer parte desse evento”, ressalta.   A mesa de debate promovida pelo MDA, que contou com a presença da Coordenadora Geral  da Confederação, Josana Lima, apresentava como tema ‘O lugar da agroecologia nas políticas e programas no novo MDA’ e trouxe bastante colaboração para os próximos passos dentro do Ministério.   De acordo com Josana, a mesa do MDA ampliou a construção do diálogo entre as entidades e o Governo Federal, para que juntos, seja possível expandir mais os processos da agroecologia no território nacional.     “A CONTRAF-Brasil participou dessa mesa de debate proposta pelo MDA para ampliar a construção desse diálogo mostrando os pontos fortes e as dificuldades do que está sendo feito até agora. É importante ter essa conversa dentro desse Congresso, essa é uma forma de dar visibilidade e expandir o alcance do papel da agroecologia no cenário de mudanças climáticas que vivemos hoje”, destaca.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.