Coordenadora da CONTRAF-Brasil assume cargo na Secretaria de Finanças e Administração da CUT

A Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF), Josana Lima, esteve presente na Concut e foi eleita como Secretária Adjunta da pasta

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 26/10/2023 - 12:53 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 26/10/2023 - 12:53

Divulgação Josana Lima e Rosane Bertotti na Concut

O 14° Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que ocorreu nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro, no Exporcenter Norte - SP, contou com a participação da Coordenadora da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, eleita recentemente como Secretária Adjunta da Secretaria de Finanças e Administração da CUT. 

A Confederação também enviou ao evento delegações dos estados da Paraíba, Ceará, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Goiás, para dialogar e debater propostas que buscam dar mais visibilidade à categoria.  

O Congresso da 5° maior central de trabalhadores do mundo focou no desenvolvimento de pautas voltadas à busca de uma sociedade mais justa e sustentável, levantando pontos importantes como: o combate à fome, direitos trabalhistas, reforma tributária e as guerras que estão ocorrendo no mundo. 

De acordo com Josana, o Congresso foi uma oportunidade de protagonismo nas lutas sindicais encabeçadas pelos movimentos do campo. E que agora a organização sindical precisa colocar a agricultura familiar no centro das reivindicações sobre as políticas públicas e programas governamentais. 

“Desde o início da CUT, os trabalhadores do campo atuaram na organização dessa central, que hoje é a maior central de trabalhadores da América Latina. Agora a nossa luta é para garantir que as políticas públicas e os programas do governo retornem, principalmente, para o campo da agricultura familiar, que é quem produz os alimentos e que vai ajudar a tirar o país mais uma vez do mapa da fome” enfatiza.

Josana comentou sobre os resultados do congresso e como ele apontou direcionamentos para o fortalecimento dos trabalhadores da zona rural. “A gente sai desse Congresso muito feliz em ver que os debates estão se ampliando e voltando para a discussão do fortalecimento dos sindicatos no campo”, comemora.

A Coordenadora ainda aborda um dos temas trabalhados no evento, que é o papel dos sindicatos no crescimento dos trabalhos informais. 

“Na atual conjuntura político-social, o país vem enfrentando uma demanda muito alta de trabalhadores na informalidade, especialmente com as plataformas digitais. É necessário ampliar o debate sobre qual é o papel que a CUT representa na luta desses trabalhadores e como será o novo modelo de organização sindical para os próximos anos”, finaliza. 

A CONTRAF-Brasil chega ao final do Concut com um saldo positivo no que diz respeito à contribuição dentro da organização sindical, Josana Lima se junta a Rosane Bertotti, que integra a Secretária Nacional de Formação da CUT, como mais uma representante da Confederação a fazer parte da gestão da central para assim ter uma participação ainda mais ativa na luta pelos agricultores e agricultoras familiares do país.

Título: Coordenadora da CONTRAF-Brasil assume cargo na Secretaria de Finanças e Administração da CUT, Conteúdo: Saiba Mais CONTRAF-Brasil integra a Secretaria da CUT O 14° Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que ocorreu nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro, no Exporcenter Norte - SP, contou com a participação da Coordenadora da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, eleita recentemente como Secretária Adjunta da Secretaria de Finanças e Administração da CUT.  A Confederação também enviou ao evento delegações dos estados da Paraíba, Ceará, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Goiás, para dialogar e debater propostas que buscam dar mais visibilidade à categoria.   O Congresso da 5° maior central de trabalhadores do mundo focou no desenvolvimento de pautas voltadas à busca de uma sociedade mais justa e sustentável, levantando pontos importantes como: o combate à fome, direitos trabalhistas, reforma tributária e as guerras que estão ocorrendo no mundo.  De acordo com Josana, o Congresso foi uma oportunidade de protagonismo nas lutas sindicais encabeçadas pelos movimentos do campo. E que agora a organização sindical precisa colocar a agricultura familiar no centro das reivindicações sobre as políticas públicas e programas governamentais.  “Desde o início da CUT, os trabalhadores do campo atuaram na organização dessa central, que hoje é a maior central de trabalhadores da América Latina. Agora a nossa luta é para garantir que as políticas públicas e os programas do governo retornem, principalmente, para o campo da agricultura familiar, que é quem produz os alimentos e que vai ajudar a tirar o país mais uma vez do mapa da fome” enfatiza. Josana comentou sobre os resultados do congresso e como ele apontou direcionamentos para o fortalecimento dos trabalhadores da zona rural. “A gente sai desse Congresso muito feliz em ver que os debates estão se ampliando e voltando para a discussão do fortalecimento dos sindicatos no campo”, comemora. A Coordenadora ainda aborda um dos temas trabalhados no evento, que é o papel dos sindicatos no crescimento dos trabalhos informais.  “Na atual conjuntura político-social, o país vem enfrentando uma demanda muito alta de trabalhadores na informalidade, especialmente com as plataformas digitais. É necessário ampliar o debate sobre qual é o papel que a CUT representa na luta desses trabalhadores e como será o novo modelo de organização sindical para os próximos anos”, finaliza.  A CONTRAF-Brasil chega ao final do Concut com um saldo positivo no que diz respeito à contribuição dentro da organização sindical, Josana Lima se junta a Rosane Bertotti, que integra a Secretária Nacional de Formação da CUT, como mais uma representante da Confederação a fazer parte da gestão da central para assim ter uma participação ainda mais ativa na luta pelos agricultores e agricultoras familiares do país.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.