CONTRAF-Brasil realiza planejamento para definir os próximos passos da Confederação

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, dirigentes estiveram em Brasília para debater sobre o futuro da organização

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 13/12/2023 - 09:58 • Última modificação: 13/12/2023 - 11:08 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 13/12/2023 - 09:58 Última modificação: 13/12/2023 - 11:08

Sizan Reunião de Planejamento da CONTRAF-Brasil

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) desenvolveu um planejamento junto a direção ampliada da Confederação, entre os dias 6 e 8 de dezembro, para dialogar e definir as próximas articulações políticas que vão aumentar o alcance da categoria e tecer as estratégias para o próximo período. 

 

O evento também proporcionou um encontro com a Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli.

 

As mesas de debate focaram em temas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), Formação Rural, Habitação Rural, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Organização Sindical, entre outros.

 

Os três dias de evento ainda contaram com diálogos envolvendo autoridades dos órgãos governamentais, como a Raquel Santori do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Chefe de Gabinete da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), Humberto Thomé, onde discussões e apontamentos sobre os erros e os acertos do Governo foram feitas em prol de mais avanços para a Agricultura Familiar.

 

Para a Coordenadora Geral da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, as reuniões ajudaram a elaborar parte das diretrizes, nas quais a Confederação vai poder sustentar a sua organização para os próximos anos.

 

“A CONTRAF-Brasil vem buscando integrar diversos órgãos do governo e acompanhar de perto as articulações políticas e estratégias para que, em 2026, haja possibilidades de que os nossos projetos sejam concretizados. Essa reorganização foi um importante passo para as nossas ambições quanto à categoria no futuro próximo”, destacou. 

 

A reunião ainda gerou discussões sobre como a organização vai se articular para provocar as mudanças na situação atual do agricultor familiar de ponta. 

 

O Coordenador de Política de Acesso à Terra, Organização da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo CONTRAF-Brasil, Francisco Auri Junior, ainda sinaliza que a Confederação pretende tomar medidas mais objetivas, mobilizando a base, para que as pautas consigam sair do papel.

 

“O conjunto de lideranças da Confederação acordaram sobre a necessidade de mobilizar as bases para que, de fato, haja uma movimentação do Governo de forma mais enérgica, que proporcione as mudanças necessárias que não estão acontecendo hoje”, pontua.

 

Ao final da maratona de debates e exposições, a CONTRAF-Brasil participou, com a maioria de seus membros, de uma reunião com a Secretária-Executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, que buscou alinhar as propostas da Confederação com os projetos do MDA para 2024. 

 

Título: CONTRAF-Brasil realiza planejamento para definir os próximos passos da Confederação, Conteúdo: Saiba Mais CONTRAF-Brasil realiza planejamento para definir os próximos passos da Confederação A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) desenvolveu um planejamento junto a direção ampliada da Confederação, entre os dias 6 e 8 de dezembro, para dialogar e definir as próximas articulações políticas que vão aumentar o alcance da categoria e tecer as estratégias para o próximo período.    O evento também proporcionou um encontro com a Secretária-Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Fernanda Machiaveli.   As mesas de debate focaram em temas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF), Formação Rural, Habitação Rural, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Organização Sindical, entre outros.   Os três dias de evento ainda contaram com diálogos envolvendo autoridades dos órgãos governamentais, como a Raquel Santori do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Chefe de Gabinete da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), Humberto Thomé, onde discussões e apontamentos sobre os erros e os acertos do Governo foram feitas em prol de mais avanços para a Agricultura Familiar.   Para a Coordenadora Geral da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, as reuniões ajudaram a elaborar parte das diretrizes, nas quais a Confederação vai poder sustentar a sua organização para os próximos anos.   “A CONTRAF-Brasil vem buscando integrar diversos órgãos do governo e acompanhar de perto as articulações políticas e estratégias para que, em 2026, haja possibilidades de que os nossos projetos sejam concretizados. Essa reorganização foi um importante passo para as nossas ambições quanto à categoria no futuro próximo”, destacou.    A reunião ainda gerou discussões sobre como a organização vai se articular para provocar as mudanças na situação atual do agricultor familiar de ponta.    O Coordenador de Política de Acesso à Terra, Organização da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo CONTRAF-Brasil, Francisco Auri Junior, ainda sinaliza que a Confederação pretende tomar medidas mais objetivas, mobilizando a base, para que as pautas consigam sair do papel.   “O conjunto de lideranças da Confederação acordaram sobre a necessidade de mobilizar as bases para que, de fato, haja uma movimentação do Governo de forma mais enérgica, que proporcione as mudanças necessárias que não estão acontecendo hoje”, pontua.   Ao final da maratona de debates e exposições, a CONTRAF-Brasil participou, com a maioria de seus membros, de uma reunião com a Secretária-Executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, que buscou alinhar as propostas da Confederação com os projetos do MDA para 2024.   



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.