CONTRAF-Brasil promove seminário internacional de bioinsumos na Bolívia

O intercâmbio de experiências sobre bioinsumos acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro, na cidade de Santa Cruz de la Sierra

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 14/12/2023 - 14:26 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 14/12/2023 - 14:26

Divulgação INBIOTEC Instituto de Biodiversidade e Biotecnologia em Santa Cruz de la Sierra

A Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTRAF-Brasil) realizará um encontro, em parceria com o Senado Boliviano e a empresa PROBIOMA, com produtores da Bolívia nos dias 19 e 20 de dezembro, para trocar experiências sobre bioinsumos e discutir maneiras de garantir a soberania alimentar dos países.

 

O evento contará com a participação do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Curiatec, da diretora do Departamento de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vivian Libório, e dirigentes da CONTRAF-Brasil.

 

A expectativa é que a interação entre ambos os países possam auxiliar no desenvolvimento de uma legislação que contemple os bioinsumos e auxilie na democratização do acesso a eles, de maneira que ajude a baixar os custos e atenda a demanda dos agricultores familiares. 

 

Os insumos biológicos (bioinsumos) são desenvolvidos de microrganismos orgânicos que auxiliam no cultivo agrícola, no combate de pragas e servem para melhorar o solo. Diferente dos agroquímicos utilizados atualmente, os bioinsumos são biodegradáveis e dão suporte ao cultivo sustentável.  

 

Segundo a Coordenadora Geral da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, a meta para este evento é formar uma aliança forte entre ambos os países para que haja uma evolução quanto à distribuição, especialmente no Brasil, onde ainda não foi possível um progresso significativo no setor.

 

“A ideia da Confederação, com esse seminário, é alavancar o processo de legislação dos bioinsumos aqui no Brasil que se encontra ainda em estágio muito teórico e inicial. É necessário usar das nossas ferramentas jurídicas para alavancar o acesso aos bioinsumos o quanto antes”, ressalta.

 

Ela ainda enfatiza que o trabalhador do campo é o mais afetado por essa burocracia. “Estamos muito limitados às teorias, sendo que os trabalhadores de ponta necessitam de ações práticas. Se não avançarmos nesse quesito, vamos persistir num sistema onde poucos serão privilegiados e a massa dos agricultores ficarão apenas ouvindo promessas”, pontua. 

 

O evento ainda disponibilizará uma sessão em plenária e visitação a uma fábrica de bioinsumos boliviana, a PROBIOTEC.

Título: CONTRAF-Brasil promove seminário internacional de bioinsumos na Bolívia, Conteúdo: Saiba Mais CONTRAF-Brasil promove seminário internacional de bioinsumos na Bolívia A Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTRAF-Brasil) realizará um encontro, em parceria com o Senado Boliviano e a empresa PROBIOMA, com produtores da Bolívia nos dias 19 e 20 de dezembro, para trocar experiências sobre bioinsumos e discutir maneiras de garantir a soberania alimentar dos países.   O evento contará com a participação do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Curiatec, da diretora do Departamento de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vivian Libório, e dirigentes da CONTRAF-Brasil.   A expectativa é que a interação entre ambos os países possam auxiliar no desenvolvimento de uma legislação que contemple os bioinsumos e auxilie na democratização do acesso a eles, de maneira que ajude a baixar os custos e atenda a demanda dos agricultores familiares.    Os insumos biológicos (bioinsumos) são desenvolvidos de microrganismos orgânicos que auxiliam no cultivo agrícola, no combate de pragas e servem para melhorar o solo. Diferente dos agroquímicos utilizados atualmente, os bioinsumos são biodegradáveis e dão suporte ao cultivo sustentável.     Segundo a Coordenadora Geral da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, a meta para este evento é formar uma aliança forte entre ambos os países para que haja uma evolução quanto à distribuição, especialmente no Brasil, onde ainda não foi possível um progresso significativo no setor.   “A ideia da Confederação, com esse seminário, é alavancar o processo de legislação dos bioinsumos aqui no Brasil que se encontra ainda em estágio muito teórico e inicial. É necessário usar das nossas ferramentas jurídicas para alavancar o acesso aos bioinsumos o quanto antes”, ressalta.   Ela ainda enfatiza que o trabalhador do campo é o mais afetado por essa burocracia. “Estamos muito limitados às teorias, sendo que os trabalhadores de ponta necessitam de ações práticas. Se não avançarmos nesse quesito, vamos persistir num sistema onde poucos serão privilegiados e a massa dos agricultores ficarão apenas ouvindo promessas”, pontua.    O evento ainda disponibilizará uma sessão em plenária e visitação a uma fábrica de bioinsumos boliviana, a PROBIOTEC.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.