CONTRAF-Brasil participa de Plenária Ordinária do Consea

A abertura do evento, no dia 6 de fevereiro, contou com a presença do Presidente Lula

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 07/03/2024 - 15:47 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 07/03/2024 - 15:47

Divulgação Governo Federal 1ª Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

A Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTRAF-Brasil), Josana Lima, esteve nos dias 5 e 6 de fevereiro, na 1ª Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), no Distrito Federal. A cerimônia de abertura foi contemplada com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu o documento sobre o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Durante seu pronunciamento, o Presidente destacou o quão importante a existência do Consea no combate à fome no Brasil e a necessidade do estado oferecer incentivos para os produtores. 

 

“O Consea tem que ser olhado com um olhar muito especial, um olhar de lupa, porque é das decisões do Consea que a gente pode acertar mais ou errar mais. O problema não é de falta de alimento, é falta de recurso para as pessoas terem acesso a alimentos. Obviamente, que falta recurso para garantir a melhoria da qualidade da produção. O aumento da produção. Tudo isso a gente pode melhorar”, ressalta. 

 

O presidente Lula assinou dois decretos na reunião. O primeiro destina 30 milhões para o Programa Cozinha Solidária e o segundo é voltado à aquisição de produtos saudáveis nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Segundo Josana Lima, para a Confederação é de fundamental interesse fazer parte do Consea, pois o conselho é uma forma de proporcionar que esses recursos cheguem aos agricultores e agricultoras familiares e que, dessa maneira, todos sejam contemplados com a produção de comida saudável.

 

“Para erradicar a fome no país, é necessário dar impulso a quem produz e principalmente que produz alimentos saudáveis. A agricultura familiar é a principal categoria de produção que integra cultivo com sustentabilidade e sem contaminação. Os agricultores e agricultoras familiares querem garantir a nossa soberania alimentar, protegendo o meio ambiente e a saúde dos brasileiros”, afirma.

 

Todos os ministros presentes no local assinaram, com o presidente, o relatório para o desenvolvimento do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para os próximos 3 anos.  

Título: CONTRAF-Brasil participa de Plenária Ordinária do Consea, Conteúdo: Saiba Mais CONTRAF-Brasil participa de Plenária Ordinária do Consea A Coordenadora Geral da Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTRAF-Brasil), Josana Lima, esteve nos dias 5 e 6 de fevereiro, na 1ª Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), no Distrito Federal. A cerimônia de abertura foi contemplada com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu o documento sobre o 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.   Durante seu pronunciamento, o Presidente destacou o quão importante a existência do Consea no combate à fome no Brasil e a necessidade do estado oferecer incentivos para os produtores.    “O Consea tem que ser olhado com um olhar muito especial, um olhar de lupa, porque é das decisões do Consea que a gente pode acertar mais ou errar mais. O problema não é de falta de alimento, é falta de recurso para as pessoas terem acesso a alimentos. Obviamente, que falta recurso para garantir a melhoria da qualidade da produção. O aumento da produção. Tudo isso a gente pode melhorar”, ressalta.    O presidente Lula assinou dois decretos na reunião. O primeiro destina 30 milhões para o Programa Cozinha Solidária e o segundo é voltado à aquisição de produtos saudáveis nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).   Segundo Josana Lima, para a Confederação é de fundamental interesse fazer parte do Consea, pois o conselho é uma forma de proporcionar que esses recursos cheguem aos agricultores e agricultoras familiares e que, dessa maneira, todos sejam contemplados com a produção de comida saudável.   “Para erradicar a fome no país, é necessário dar impulso a quem produz e principalmente que produz alimentos saudáveis. A agricultura familiar é a principal categoria de produção que integra cultivo com sustentabilidade e sem contaminação. Os agricultores e agricultoras familiares querem garantir a nossa soberania alimentar, protegendo o meio ambiente e a saúde dos brasileiros”, afirma.   Todos os ministros presentes no local assinaram, com o presidente, o relatório para o desenvolvimento do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para os próximos 3 anos.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.