CONTRAF-Brasil apresenta propostas para o Plano de Transição Agroecológica

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil) participou de uma reunião com o Deputado Pedro Uczai para discutir os novos projetos do Governo

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 19/09/2023 - 10:30 • Última modificação: 19/09/2023 - 10:50 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 19/09/2023 - 10:30 Última modificação: 19/09/2023 - 10:50

Divulgação Jandir Selzler na mesa de debates

Na última terça-feira, 12 de setembro, ocorreu um Seminário de Legislação Participativa sobre: Sistema de Plantio Direto e Agroflorestais, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O seminário mediado pelo Dep. Federal, Pedro Uczai, contou com a participação de membros da CONTRAF-Brasil que expuseram ideias para o desenvolvimento do Programa de Transição Ecológica.

 

Criado pelo Ministério da Fazenda (MFAZ), o plano tem como objetivo ser um modelo de transformação econômica sustentável no mundo. Em meio a tantas mudanças climáticas que afetam diretamente a vida do agricultor familiar, como foi o caso do ciclone que atingiu diversas famílias no Sul do país, esse seminário trás com urgência pautas importantes para a transformação da agricultura no Brasil. 

 

As mesas debateram sobre soluções para diminuir os custos de produção dos agricultores familiares, sobre a restauração ecológica de forma produtiva e sobre a bioeconomia.

 

Segundo o representante da CONTRAF-Brasil no evento, o Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf/SC), Jandir Selzler, a agricultura brasileira está inserida em contexto de dependência de conglomerados empresariais, o que torna os custo de produção extremamente elevados, principalmente para o agricultor familiar. 

 

“Vivemos um modelo de agricultura no Brasil altamente dependente de grandes corporações, com um custo de produção cada vez mais elevado. Um dado que nos assusta é que o resultado econômico da safra da soja brasileira do ano passado, cerca de 58%, fica com menos de 10 empresas globais. É um formato que o Governo precisa repensar”, expõe.  

 

Para Jandir, os governantes precisam encontrar uma solução para restabelecer a autonomia da agricultura, principalmente a Agricultura Familiar, no sentido de dar mais fomento à expansão do modo de vida sustentável. 

 

“Precisamos construir a partir da perspectiva da produção de alimentos saudáveis, a autonomia da Agricultura Familiar. É necessário uma redução do custo de produção. A agricultura não deve ser apenas um negócio e, sim, assegurar aos mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras o direito sagrado das refeições com alimentos saudáveis”, pontua.

 

Ao final da mesa de debates, o Deputado Pedro assumiu o compromisso de buscar forças junto ao Governo para incorporar no Plano Plurianual (PPA) um programa para fomento e desenvolvimento de sistemas Agroflorestais Biodiversos e do Sistema de Plantio Direto em Hortaliças (SPDH), e, assim, pavimentar o caminho da Agricultura Familiar dentro do Programa de Transição Ecológica. 

Título: CONTRAF-Brasil apresenta propostas para o Plano de Transição Agroecológica, Conteúdo: Saiba Mais CONTRAF-Brasil apresenta propostas para o Plano de Transição Agroecológica Na última terça-feira, 12 de setembro, ocorreu um Seminário de Legislação Participativa sobre: Sistema de Plantio Direto e Agroflorestais, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O seminário mediado pelo Dep. Federal, Pedro Uczai, contou com a participação de membros da CONTRAF-Brasil que expuseram ideias para o desenvolvimento do Programa de Transição Ecológica.   Criado pelo Ministério da Fazenda (MFAZ), o plano tem como objetivo ser um modelo de transformação econômica sustentável no mundo. Em meio a tantas mudanças climáticas que afetam diretamente a vida do agricultor familiar, como foi o caso do ciclone que atingiu diversas famílias no Sul do país, esse seminário trás com urgência pautas importantes para a transformação da agricultura no Brasil.    As mesas debateram sobre soluções para diminuir os custos de produção dos agricultores familiares, sobre a restauração ecológica de forma produtiva e sobre a bioeconomia.   Segundo o representante da CONTRAF-Brasil no evento, o Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf/SC), Jandir Selzler, a agricultura brasileira está inserida em contexto de dependência de conglomerados empresariais, o que torna os custo de produção extremamente elevados, principalmente para o agricultor familiar.    “Vivemos um modelo de agricultura no Brasil altamente dependente de grandes corporações, com um custo de produção cada vez mais elevado. Um dado que nos assusta é que o resultado econômico da safra da soja brasileira do ano passado, cerca de 58%, fica com menos de 10 empresas globais. É um formato que o Governo precisa repensar”, expõe.     Para Jandir, os governantes precisam encontrar uma solução para restabelecer a autonomia da agricultura, principalmente a Agricultura Familiar, no sentido de dar mais fomento à expansão do modo de vida sustentável.    “Precisamos construir a partir da perspectiva da produção de alimentos saudáveis, a autonomia da Agricultura Familiar. É necessário uma redução do custo de produção. A agricultura não deve ser apenas um negócio e, sim, assegurar aos mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras o direito sagrado das refeições com alimentos saudáveis”, pontua.   Ao final da mesa de debates, o Deputado Pedro assumiu o compromisso de buscar forças junto ao Governo para incorporar no Plano Plurianual (PPA) um programa para fomento e desenvolvimento de sistemas Agroflorestais Biodiversos e do Sistema de Plantio Direto em Hortaliças (SPDH), e, assim, pavimentar o caminho da Agricultura Familiar dentro do Programa de Transição Ecológica. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.