Congresso da CUT é exemplo de democracia

Escrito por: Fernanda Silva- IMPRENSA FAF/CUT-SP • Publicado em: 20/10/2015 - 10:26 Escrito por: Fernanda Silva- IMPRENSA FAF/CUT-SP Publicado em: 20/10/2015 - 10:26

O 12º Congresso da CUT realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, no Anhembi em São Paulo, se configurou num momento importante da conjuntura. Na avaliação da FETRAF-BRASIL, que representando a agricultura familiar tinha representação de todos os estados da federação, o evento era mais que um espaço para formulação de políticas internas da CUT. Ele se revestiu da importância ímpar pelo fato da CUT ser a maior central sindical do país e a 5ª maior do mundo.

“Esse Congresso expressou para a sociedade esse anseio de ver de ver que o Brasil tem preservado seus instrumentos democráticos tão importantes para a conjuntura, e isso com elementos que compõem esse projeto de sociedade. Desde a abertura com o ex-presidente Lula, a presença da presidente Dilma e do Mujica, onde a tônica é de que não será aceito o golpe, o retrocesso no sistema democrático brasileiro”, disse Marcos Rochinski, coordenador Geral da FETRAF-BRASIL.

Para a FETRAF é motivo de orgulho fazer parte da Central que embora seja composta em sua maioria por trabalhadores urbanos, é a única que reserva em seu interior a particularidade de representar também os trabalhadores que não tem carteira assinada, a agricultura familiar. Segundo os dados de março de 2004, a CUT somava 3326 entidades filiadas e mais de 7 milhões de trabalhadoras associados.

Nessa perspectiva para a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, um dos desafios a ser vencido é o estreitamento com outros ramos para fazer o debate da importância estratégica do papel da agricultura familiar para a segurança e soberania alimentar.

“A FETRAF tem cumprido seu papel importante de mostrar para a Central a preponderância da categoria para o nosso país, sobretudo nos pequenos municípios”.

Em dezembro, nos dias 8, 9 e 10, haverá a Plenária Nacional da FETRAF para discutir o projeto sindical, futuro da agricultura familiar e o sistema FETRAF. Com representação de todos os estados o evento deverá ocorrer na capital federal.

Nova direção

Às 13 horas do dia 16 de outubro, os delegados elegeram a nova Direção Executiva Nacional da CUT. Vagner Freitas foi reconduzido à Presidência. Pela primeira vez em sua história, a CUT terá igual número de mulheres e homens em sua direção. Vale ressaltar que é a única central sindical no mundo a adotar tal política.

Título: Congresso da CUT é exemplo de democracia, Conteúdo: O 12º Congresso da CUT realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, no Anhembi em São Paulo, se configurou num momento importante da conjuntura. Na avaliação da FETRAF-BRASIL, que representando a agricultura familiar tinha representação de todos os estados da federação, o evento era mais que um espaço para formulação de políticas internas da CUT. Ele se revestiu da importância ímpar pelo fato da CUT ser a maior central sindical do país e a 5ª maior do mundo. “Esse Congresso expressou para a sociedade esse anseio de ver de ver que o Brasil tem preservado seus instrumentos democráticos tão importantes para a conjuntura, e isso com elementos que compõem esse projeto de sociedade. Desde a abertura com o ex-presidente Lula, a presença da presidente Dilma e do Mujica, onde a tônica é de que não será aceito o golpe, o retrocesso no sistema democrático brasileiro”, disse Marcos Rochinski, coordenador Geral da FETRAF-BRASIL. Para a FETRAF é motivo de orgulho fazer parte da Central que embora seja composta em sua maioria por trabalhadores urbanos, é a única que reserva em seu interior a particularidade de representar também os trabalhadores que não tem carteira assinada, a agricultura familiar. Segundo os dados de março de 2004, a CUT somava 3326 entidades filiadas e mais de 7 milhões de trabalhadoras associados. Nessa perspectiva para a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, um dos desafios a ser vencido é o estreitamento com outros ramos para fazer o debate da importância estratégica do papel da agricultura familiar para a segurança e soberania alimentar. “A FETRAF tem cumprido seu papel importante de mostrar para a Central a preponderância da categoria para o nosso país, sobretudo nos pequenos municípios”. Em dezembro, nos dias 8, 9 e 10, haverá a Plenária Nacional da FETRAF para discutir o projeto sindical, futuro da agricultura familiar e o sistema FETRAF. Com representação de todos os estados o evento deverá ocorrer na capital federal. Nova direção Às 13 horas do dia 16 de outubro, os delegados elegeram a nova Direção Executiva Nacional da CUT. Vagner Freitas foi reconduzido à Presidência. Pela primeira vez em sua história, a CUT terá igual número de mulheres e homens em sua direção. Vale ressaltar que é a única central sindical no mundo a adotar tal política.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.