Comitiva da CONTRAF-Brasil participa do Encontro Binacional Bolívia-Brasil

A Confederação compareceu a conferência, em Santa Cruz de la Sierra, com parte de seus dirigentes, para debater sobre o aprimoramento da Lei dos Bioinsumos no Brasil

Escrito por: Luana Ramos • Publicado em: 21/12/2023 - 17:48 Escrito por: Luana Ramos Publicado em: 21/12/2023 - 17:48

Divulgação Visata a PROBIOTEC

Nos dias 19 e 20 de dezembro, a Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTRAF-Brasil) realizou um encontro em associação com o Senado Boliviano e a empresa PROBIOMA em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com o intuito de aprimorar a Lei dos Bioinsumos nacional.

O seminário foi desenvolvido com o incentivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que buscam, junto a Confederação, ampliar os caminhos para que a agroecologia garanta a soberania alimentar do Brasil.

A partir desse intercâmbio, foi possível, para a CONTRAF-Brasil, analisar que uma das demandas para melhorar as leis dos bioinsumos é agir de forma atuante no congresso, a fim de, obter mais recursos que ajudem o agricultor familiar na implementação dentro das áreas de produção. 

Outro ponto debatido foi como elaborar um protocolo para que os agricultores familiares brasileiros e bolivianos possam ter um manual de uso dos bioinsumos e consiga com essas instruções didáticas um melhor aproveitamento no cultivo.

De acordo com a Coordenadora Geral da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, o processo de troca entre os dois países foi muito rico e proporcionou direcionamentos para os próximos passos da Confederação.

“Esse intercâmbio foi muito rico e veio em um momento oportuno, precisamos, de fato, estudar e compreender todos os processos dos bioinsumos para que seja possível catalogar, ampliar e executar de forma ágil e eficiente, visto que a preservação do meio ambiente deve ser tratada como prioridade”, enfatiza.

Para o agricultor familiar e Diretor da região Sul (CONTRAF-Brasil), Rui Valença, o intercâmbio com a Bolívia veio para reforçar a principal bandeira de luta da Confederação, que é a produção de alimentos saudáveis.

“Dentro da nossa filosofia, que é a de produzir alimentos saudáveis com qualidade, o seminário veio para reforçar essa nossa postura e essa nossa pauta de produção orgânica. Esse intercâmbio nos mostrou, de forma ainda mais qualificada e técnica, que é possível produzir alimentos respeitando o meio ambiente gerando renda para o agricultor”, pontua.

O encontro também proporcionou uma visita à fábrica PROBIOTEC para trocar experiências de pesquisas científicas que ajudem a expandir o conhecimento sobre os microorganismos e facilite a atuação do agricultor de ponta. A fábrica existe desde 1992 e vem avançando com pesquisas de controles biológicos de pragas e em tecnologias voltadas para agroecologia.

A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é uma das apoiadoras deste seminário.



 

Título: Comitiva da CONTRAF-Brasil participa do Encontro Binacional Bolívia-Brasil, Conteúdo: Saiba Mais Comitiva da CONTRAF-Brasil participa do Encontro Binacional Bolívia-Brasil Nos dias 19 e 20 de dezembro, a Confederação Nacional dos Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTRAF-Brasil) realizou um encontro em associação com o Senado Boliviano e a empresa PROBIOMA em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com o intuito de aprimorar a Lei dos Bioinsumos nacional. O seminário foi desenvolvido com o incentivo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que buscam, junto a Confederação, ampliar os caminhos para que a agroecologia garanta a soberania alimentar do Brasil. A partir desse intercâmbio, foi possível, para a CONTRAF-Brasil, analisar que uma das demandas para melhorar as leis dos bioinsumos é agir de forma atuante no congresso, a fim de, obter mais recursos que ajudem o agricultor familiar na implementação dentro das áreas de produção.  Outro ponto debatido foi como elaborar um protocolo para que os agricultores familiares brasileiros e bolivianos possam ter um manual de uso dos bioinsumos e consiga com essas instruções didáticas um melhor aproveitamento no cultivo. De acordo com a Coordenadora Geral da CONTRAF-Brasil, Josana Lima, o processo de troca entre os dois países foi muito rico e proporcionou direcionamentos para os próximos passos da Confederação. “Esse intercâmbio foi muito rico e veio em um momento oportuno, precisamos, de fato, estudar e compreender todos os processos dos bioinsumos para que seja possível catalogar, ampliar e executar de forma ágil e eficiente, visto que a preservação do meio ambiente deve ser tratada como prioridade”, enfatiza. Para o agricultor familiar e Diretor da região Sul (CONTRAF-Brasil), Rui Valença, o intercâmbio com a Bolívia veio para reforçar a principal bandeira de luta da Confederação, que é a produção de alimentos saudáveis. “Dentro da nossa filosofia, que é a de produzir alimentos saudáveis com qualidade, o seminário veio para reforçar essa nossa postura e essa nossa pauta de produção orgânica. Esse intercâmbio nos mostrou, de forma ainda mais qualificada e técnica, que é possível produzir alimentos respeitando o meio ambiente gerando renda para o agricultor”, pontua. O encontro também proporcionou uma visita à fábrica PROBIOTEC para trocar experiências de pesquisas científicas que ajudem a expandir o conhecimento sobre os microorganismos e facilite a atuação do agricultor de ponta. A fábrica existe desde 1992 e vem avançando com pesquisas de controles biológicos de pragas e em tecnologias voltadas para agroecologia. A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), é uma das apoiadoras deste seminário.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.