XVIII REAF possibilita criação de curso específico na UNILA

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 25/03/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 25/03/2011 - 00:00

?A proposta de construção coletiva com movimentos sociais e setores do Mercosul para elaboração do curso específico para agricultores familiares, bem como a formatação correta para ingresso desse público na UNILA, é muito bem vinda no ambiente da REAF?, declarou Marcos Antônio Augusto Pimentel, secretário de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL durante a XVIII Seção Nacional Brasileira da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no MERCOSUL (REAF).

Em sua fala, o secretário ressaltou a necessidade de criar um processo seletivo diferenciado para agricultores familiares na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e falou sobre a importância da universidade para construção do conhecimento. ?Ela é responsável pela formação dos agentes que responderão pela assistência técnica dos países latinos?.

Uma das discussões centrais da plenária realizada no dia 25, disse respeito a volatilidade do preço dos alimentos visto que há crescente demanda dos países emergentes e, os efeitos das mudanças climáticas.

Para Pimentel, investir na produção de alimentos com políticas públicas eficientes ?é uma ação que os países do Mercosul tem que tomar para que o preço desses alimentos possam cair?, considerou.

Dentre as políticas públicas debatidas durante as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs), na XVIII Seção Nacional Brasileira da Reunião REAF, Pimentel destacou a reforma agrária e o acesso a crédito como essenciais para continuidade da atividade produtiva e garantia de alimentação aos povos.

?Destaco esses dois itens como principais para possibilitar cada vez mais a implantação do sistema de produção agroecológicos e agroindustriais aliados à ações concretas que incluam jovens e mulheres nessas políticas?, disse o secretário. Ainda de acordo com ele, os acontecimentos referentes ao clima proporcionaram a união não apenas de movimentos, mas de toda a comunidade.

?Essa pauta deixou de ser do meio agrário através dos movimentos sociais e passou a ser da sociedade com um todo, principalmente agora, com os desastres causados pelas mudanças climáticas concomitantemente ao aumento populacional?.

Também participaram da XVIII Seção Nacional Brasileira da Reunião REAF, Viviane Pereira de Oliveira, secretária de Mulheres, Maria da Graça Amorim, secretária de Meio Ambiente, Maria Josana de Lima, secretária de Formação e Organização Sindical e Antônio Chaves do Nascimento, secretário de Políticas Sociais da FETRAF-BRASIL.

Título: XVIII REAF possibilita criação de curso específico na UNILA, Conteúdo: ?A proposta de construção coletiva com movimentos sociais e setores do Mercosul para elaboração do curso específico para agricultores familiares, bem como a formatação correta para ingresso desse público na UNILA, é muito bem vinda no ambiente da REAF?, declarou Marcos Antônio Augusto Pimentel, secretário de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL durante a XVIII Seção Nacional Brasileira da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no MERCOSUL (REAF).Em sua fala, o secretário ressaltou a necessidade de criar um processo seletivo diferenciado para agricultores familiares na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e falou sobre a importância da universidade para construção do conhecimento. ?Ela é responsável pela formação dos agentes que responderão pela assistência técnica dos países latinos?. Uma das discussões centrais da plenária realizada no dia 25, disse respeito a volatilidade do preço dos alimentos visto que há crescente demanda dos países emergentes e, os efeitos das mudanças climáticas. Para Pimentel, investir na produção de alimentos com políticas públicas eficientes ?é uma ação que os países do Mercosul tem que tomar para que o preço desses alimentos possam cair?, considerou. Dentre as políticas públicas debatidas durante as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs), na XVIII Seção Nacional Brasileira da Reunião REAF, Pimentel destacou a reforma agrária e o acesso a crédito como essenciais para continuidade da atividade produtiva e garantia de alimentação aos povos. ?Destaco esses dois itens como principais para possibilitar cada vez mais a implantação do sistema de produção agroecológicos e agroindustriais aliados à ações concretas que incluam jovens e mulheres nessas políticas?, disse o secretário. Ainda de acordo com ele, os acontecimentos referentes ao clima proporcionaram a união não apenas de movimentos, mas de toda a comunidade. ?Essa pauta deixou de ser do meio agrário através dos movimentos sociais e passou a ser da sociedade com um todo, principalmente agora, com os desastres causados pelas mudanças climáticas concomitantemente ao aumento populacional?. Também participaram da XVIII Seção Nacional Brasileira da Reunião REAF, Viviane Pereira de Oliveira, secretária de Mulheres, Maria da Graça Amorim, secretária de Meio Ambiente, Maria Josana de Lima, secretária de Formação e Organização Sindical e Antônio Chaves do Nascimento, secretário de Políticas Sociais da FETRAF-BRASIL.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.