Programa Nacional de Agroecologia deverá ser foco do governo

FETRAF reúne-se com ministério do Meio Ambiente para avançar na construção também de um Plano Nacional. Um GT Interministerial tratará do tema

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 22/08/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 22/08/2011 - 00:00

Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Nos dias 18 e 19, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) reuniu-se com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, e demais representantes da pasta, para discutir a elaboração do Plano Nacional de Agroecologia e o Programa Nacional de Agroecologia.

Nas duas diretrizes a agricultura familiar deverá estar no centro da política do MMA, disse Izabella, e caracterizou a construção do Programa Nacional de Agroecologia como “imprescindível para um país que quer ser referência no desenvolvimento sustentável e preservação ambiental”.

De acordo com a ministra, outros ministérios serão chamados para elaborar o Plano e trazer o tema para o centro no governo. “A presidente Dilma já anunciou a criação de um GT (Grupo de Trabalho) Interministerial para tratar disso”, compartilhou.

Durante a reunião, dois temas que irão compor o Programa Nacional de Agroecologia foram ressaltados: o combate ao uso de agrotóxicos e, utilização de madeira apreendida em ato de crime ambiental.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Somente em 2010, cerca de 1 bilhão de litros de agrotóxico foram utilizados, movimentando mais de sete bilhões de dólares, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Programa Nacional de Agroecologia irá monitorar o uso para que o Brasil deixe o posto de campeão no consumo de agrotóxico.

Com propostas inovadoras o Programa possibilitará, por exemplo, a utilização da madeira apreendida - que seria vendida ilegalmente - para construir casas para a população de baixa renda. Um dos objetivos será preservar a biodiversidade, mas com gente no campo, pontuou a ministra.

Para Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, o MMA e, particularmente a ministra, têm mostrado cada vez mais abertura para que a sociedade organizada possa contribuir e avançar na perspectiva de um modelo de desenvolvimento sustentável.

“Esperamos que ministérios como MDA (do Desenvolvimento Agrário) e MAPA (da Agricultura Pecuária e Abastecimento) especialmente, sigam o exemplo do MMA e direcionem suas políticas agrícolas para incentivar a agroecologia”, disse Rochinski.

Ainda de acordo com o secretário, será muito importante que o ministério da Educação esteja aberto para incorporar o conteúdo do Programa Nacional de Agroecologia nos materiais didáticos, como no novo Programa Nacional do Livro Didático do Campo.

Em reuniões periódicas, a cada 30 dias, a ANA dará seqüência à elaboração do Plano Nacional junto com o MMA.

 

 

Título: Programa Nacional de Agroecologia deverá ser foco do governo, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL Nos dias 18 e 19, a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) reuniu-se com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, e demais representantes da pasta, para discutir a elaboração do Plano Nacional de Agroecologia e o Programa Nacional de Agroecologia. Nas duas diretrizes a agricultura familiar deverá estar no centro da política do MMA, disse Izabella, e caracterizou a construção do Programa Nacional de Agroecologia como “imprescindível para um país que quer ser referência no desenvolvimento sustentável e preservação ambiental”. De acordo com a ministra, outros ministérios serão chamados para elaborar o Plano e trazer o tema para o centro no governo. “A presidente Dilma já anunciou a criação de um GT (Grupo de Trabalho) Interministerial para tratar disso”, compartilhou. Durante a reunião, dois temas que irão compor o Programa Nacional de Agroecologia foram ressaltados: o combate ao uso de agrotóxicos e, utilização de madeira apreendida em ato de crime ambiental. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Somente em 2010, cerca de 1 bilhão de litros de agrotóxico foram utilizados, movimentando mais de sete bilhões de dólares, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Programa Nacional de Agroecologia irá monitorar o uso para que o Brasil deixe o posto de campeão no consumo de agrotóxico. Com propostas inovadoras o Programa possibilitará, por exemplo, a utilização da madeira apreendida - que seria vendida ilegalmente - para construir casas para a população de baixa renda. Um dos objetivos será preservar a biodiversidade, mas com gente no campo, pontuou a ministra. Para Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, o MMA e, particularmente a ministra, têm mostrado cada vez mais abertura para que a sociedade organizada possa contribuir e avançar na perspectiva de um modelo de desenvolvimento sustentável. “Esperamos que ministérios como MDA (do Desenvolvimento Agrário) e MAPA (da Agricultura Pecuária e Abastecimento) especialmente, sigam o exemplo do MMA e direcionem suas políticas agrícolas para incentivar a agroecologia”, disse Rochinski. Ainda de acordo com o secretário, será muito importante que o ministério da Educação esteja aberto para incorporar o conteúdo do Programa Nacional de Agroecologia nos materiais didáticos, como no novo Programa Nacional do Livro Didático do Campo. Em reuniões periódicas, a cada 30 dias, a ANA dará seqüência à elaboração do Plano Nacional junto com o MMA.    



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.