Ministro Gilberto Carvalho acata ordens de Dilma

Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República solicitou audiência com a FETRAF-BRASIL para estreitar a relação com a entidade

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 05/04/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 05/04/2011 - 00:00
Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República solicitou audiência com a FETRAF-BRASIL para estreitar a relação com a entidade. A reunião, que aconteceu na terça-feira (5), contou com a presença de Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-Brasil/CUT; Marco Antonio Augusto Pimentel, coordenador de Gestão e Finanças; Lázaro Bento, coordenador de Reforma Agrária; Paulo César Farias, coordenador da FAF-MS e Francisco Miguel de Lacerda, coordenador da FETRAF-DFE.

Na ocasião, Carvalho explicitou que é ?companheiro de luta? e ter relação dinâmica com os movimentos sociais é ordem expressa da presidenta Dilma Rousseff.

?A ideia é termos uma agenda, um calendário de trabalho, não só para atender a demanda de vocês, mas, também, chamá-los para discutir as políticas que são de seus interesses?, disse o ministro.

O objetivo da reunião consistiu em apresentar a Federação ao ministro apontando as principais bandeiras de luta da entidade. A FETRAF-BRASIL abordou a importante atuação do ministério durante as Jornadas Nacionais de Lutas da Agricultura Familiar onde a Secretaria Geral foi responsável pela interlocução da entidade com os diversos ministérios e, a presidência da República.

?Estamos num processo de mobilização importante para a Jornada que favorece também a consolidação da agricultura familiar no cenário nacional como um todo. Estamos organizados, com ações estratégicas descentralizadas. Temos no centro do debate questões primordiais para a agricultura familiar, a reforma agrária, meio ambiente, renda e comercialização e a juventude?.

O ministro, comprometeu-se em construir agenda com a presidenta Dilma e a FETRAF-BRASIL para possível entrega da pauta da entidade.

Durante a reunião, em que Carvalho expôs a expectativa de que os movimentos sociais apresentassem propostas conjuntas de luta, a coordenadora Geral explicou que embora já exista unidade em diversos assuntos, como recentemente estabeleceu-se a parceria da  entidade com a Via Campesina na questão do Código Florestal, é preciso que o governo contribua de forma mais efetiva para atingir este objetivo.

?Compreendemos a importância da unidade na luta mesmo porque o que está em disputa são dois modelos de desenvolvimento para o campo brasileiro, o modelo pautado na agroindústria e o modelo que permite ao agricultor familiar sobreviver do cultivo da terra e preserva o meio ambiente. Para isso, cabe também ao governo contribuir para nossa unidade criando metodologia de recebimento de pautas que contemple todas as entidades, e não só um movimento especifico, avaliou Elisângela.
Título: Ministro Gilberto Carvalho acata ordens de Dilma, Conteúdo: Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República solicitou audiência com a FETRAF-BRASIL para estreitar a relação com a entidade. A reunião, que aconteceu na terça-feira (5), contou com a presença de Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-Brasil/CUT; Marco Antonio Augusto Pimentel, coordenador de Gestão e Finanças; Lázaro Bento, coordenador de Reforma Agrária; Paulo César Farias, coordenador da FAF-MS e Francisco Miguel de Lacerda, coordenador da FETRAF-DFE. Na ocasião, Carvalho explicitou que é ?companheiro de luta? e ter relação dinâmica com os movimentos sociais é ordem expressa da presidenta Dilma Rousseff. ?A ideia é termos uma agenda, um calendário de trabalho, não só para atender a demanda de vocês, mas, também, chamá-los para discutir as políticas que são de seus interesses?, disse o ministro. O objetivo da reunião consistiu em apresentar a Federação ao ministro apontando as principais bandeiras de luta da entidade. A FETRAF-BRASIL abordou a importante atuação do ministério durante as Jornadas Nacionais de Lutas da Agricultura Familiar onde a Secretaria Geral foi responsável pela interlocução da entidade com os diversos ministérios e, a presidência da República. ?Estamos num processo de mobilização importante para a Jornada que favorece também a consolidação da agricultura familiar no cenário nacional como um todo. Estamos organizados, com ações estratégicas descentralizadas. Temos no centro do debate questões primordiais para a agricultura familiar, a reforma agrária, meio ambiente, renda e comercialização e a juventude?. O ministro, comprometeu-se em construir agenda com a presidenta Dilma e a FETRAF-BRASIL para possível entrega da pauta da entidade. Durante a reunião, em que Carvalho expôs a expectativa de que os movimentos sociais apresentassem propostas conjuntas de luta, a coordenadora Geral explicou que embora já exista unidade em diversos assuntos, como recentemente estabeleceu-se a parceria da  entidade com a Via Campesina na questão do Código Florestal, é preciso que o governo contribua de forma mais efetiva para atingir este objetivo. ?Compreendemos a importância da unidade na luta mesmo porque o que está em disputa são dois modelos de desenvolvimento para o campo brasileiro, o modelo pautado na agroindústria e o modelo que permite ao agricultor familiar sobreviver do cultivo da terra e preserva o meio ambiente. Para isso, cabe também ao governo contribuir para nossa unidade criando metodologia de recebimento de pautas que contemple todas as entidades, e não só um movimento especifico, avaliou Elisângela.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.