Lançamento do Plano Brasil sem Miséria

O Plano terá estratégias diferenciadas para as áreas urbana e rural. Para o meio rural, o objetivo é aumentar a produção, de forma a ampliar o rendimento e a manter o trabalhador no campo

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 02/06/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 02/06/2011 - 00:00

As 11horas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff, lançou o Plano Brasil sem Miséria. Dividido em três eixos principais, sendo a garantia de renda; acesso a serviços públicos e inclusão produtiva, o programa deverá alcançar os 16,2 milhões de brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza, cuja renda per capita não ultrapassa os R$ 70. Na ocasião, movimentos sociais solicitaram audiência com a presidenta para discutir meios de resolver ao problema do endividamento agrícola.

O Plano terá estratégias diferenciadas para as áreas urbana e rural. Para o meio rural, o objetivo é aumentar a produção, de forma a ampliar o rendimento e a manter o trabalhador no campo. Isso inclui ampliar o acesso aos meios de produção, distribuir sementes e insumos, oferecer assistência técnica, ampliar o acesso aos mercados e incentivar a produção para o próprio consumo.

Para Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, o Plano pretende colocar em prática questões que a entidade ao longo do tempo tem trabalhado.

?A FETRAF-BRASIL luta por mudanças na vida dos agricultores familiares, para que eles possam ter renda, saúde, educação, cultura. Nós lutamos não apenas por um ambiente rural melhor, mas por uma sociedade justa, que ofereça oportunidades à todos os cidadãos de viver dignamente?, explicou. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do total de 16,2 milhões de pessoas extremamente pobres 53% estão na área urbana e 47% na área rural.

Para a zona urbana a estratégia será garantir a geração de ocupação e de renda por meio de ações como a qualificação profissional, economia solidária, o microcrédito e a participação no programa de microempreendedor individual.

A garantia de renda e o acesso a serviços públicos também incorporam os eixos de atuação do plano Brasil sem Miséria. A idéia é ampliar o acesso aos serviços públicos como saúde, educação e justiça, ao passo que haja aumento e a qualificação da oferta. Quanto a garantia de renda o objetivo é identificar e incluir pessoas em programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria.

Título: Lançamento do Plano Brasil sem Miséria, Conteúdo: As 11horas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff, lançou o Plano Brasil sem Miséria. Dividido em três eixos principais, sendo a garantia de renda; acesso a serviços públicos e inclusão produtiva, o programa deverá alcançar os 16,2 milhões de brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza, cuja renda per capita não ultrapassa os R$ 70. Na ocasião, movimentos sociais solicitaram audiência com a presidenta para discutir meios de resolver ao problema do endividamento agrícola. O Plano terá estratégias diferenciadas para as áreas urbana e rural. Para o meio rural, o objetivo é aumentar a produção, de forma a ampliar o rendimento e a manter o trabalhador no campo. Isso inclui ampliar o acesso aos meios de produção, distribuir sementes e insumos, oferecer assistência técnica, ampliar o acesso aos mercados e incentivar a produção para o próprio consumo. Para Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, o Plano pretende colocar em prática questões que a entidade ao longo do tempo tem trabalhado. ?A FETRAF-BRASIL luta por mudanças na vida dos agricultores familiares, para que eles possam ter renda, saúde, educação, cultura. Nós lutamos não apenas por um ambiente rural melhor, mas por uma sociedade justa, que ofereça oportunidades à todos os cidadãos de viver dignamente?, explicou. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do total de 16,2 milhões de pessoas extremamente pobres 53% estão na área urbana e 47% na área rural. Para a zona urbana a estratégia será garantir a geração de ocupação e de renda por meio de ações como a qualificação profissional, economia solidária, o microcrédito e a participação no programa de microempreendedor individual. A garantia de renda e o acesso a serviços públicos também incorporam os eixos de atuação do plano Brasil sem Miséria. A idéia é ampliar o acesso aos serviços públicos como saúde, educação e justiça, ao passo que haja aumento e a qualificação da oferta. Quanto a garantia de renda o objetivo é identificar e incluir pessoas em programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.