Intransigência de setores que não concordam com a liberdade sindical tem dias contados

Carlos Lupi, ministro do Trabalho, pede prazo à FETRAF-BRASIL para resolver definitivamente questão do registro sindical

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 24/05/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 24/05/2011 - 00:00
Escrito por Fernanda Silva ? IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Registro sindical e construção de política de formação para agricultura familiar foram os dois pontos centrais discutidos por dirigentes da FETRAF-BRASIL e de sindicatos de base da Federação, na audiência com Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego (MTE), na tarde desta terça-feira (24).

Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da entidade, a demora no processo de registro dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintrafs), se tornou insustentável. ?E inadmissível que com o reconhecimento que temos perante a sociedade no que se refere a produção de alimentos e preservação ambiental; diante do reconhecimento que a FETRAF-BRASIL adquiriu junto ao governo e o conjunto dos ministérios, mesmo tendo uma lei específica que reconhece a agricultura familiar como categoria econômica, que o ministério não tenha resolvido essa situação até hoje? desabafou o coordenador.

Questionando a falta de uniformidade nos critérios de concessão dos registros Rosane Bertotti, secretária Nacional de Comunicação da CUT cobrou do ministério tratamento justo à todas as entidades, uma vez que a FETRAF-BRASIL encontra inúmeras dificuldades para obter o reconhecimento e uma confederação ligada à Força Sindical está sendo oficializada nesse mesmo período.

Ao abordar o conflito existente no contexto da organização sindical da agricultura familiar, Lupi, ressaltou a maneira como a FETRAF-BRASIL tem tratado o assunto que, ao cobrar o direito legítimo de ser organizada como federação, coloca-se à disposição de construir alternativas para viabilizar o objetivo.

Enfático, o ministro foi claro ao dizer que ?a intransigência de setores que não concordam com a liberdade sindical já chegou ao limite? e, pediu um prazo para a FETRAF-BRASIL a fim de que juntamente com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), possam construir posição definitiva do governo federal. Para o ministro, o Estado não deve intervir na organização dos trabalhadores.

Dado o atual contexto organizativo, a convivência entre agricultura familiar e assalariados rurais já se encerrou e, de acordo com Rochinski, ?só não enxerga quem não quer, ou seja, hoje discutimos a organização da agricultura familiar, amanhã discutiremos a organização dos assalariados?.

No que se refere a demanda de formação e capacitação para os agricultores familiares, a FETRAF-BRASIL deve apresentar projetos de formação para as secretarias de qualificação profissional e, de economia solidária nos próximos dias.
Título: Intransigência de setores que não concordam com a liberdade sindical tem dias contados, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva ? IMPRENSA FETRAF-BRASIL Registro sindical e construção de política de formação para agricultura familiar foram os dois pontos centrais discutidos por dirigentes da FETRAF-BRASIL e de sindicatos de base da Federação, na audiência com Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego (MTE), na tarde desta terça-feira (24). Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da entidade, a demora no processo de registro dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintrafs), se tornou insustentável. ?E inadmissível que com o reconhecimento que temos perante a sociedade no que se refere a produção de alimentos e preservação ambiental; diante do reconhecimento que a FETRAF-BRASIL adquiriu junto ao governo e o conjunto dos ministérios, mesmo tendo uma lei específica que reconhece a agricultura familiar como categoria econômica, que o ministério não tenha resolvido essa situação até hoje? desabafou o coordenador. Questionando a falta de uniformidade nos critérios de concessão dos registros Rosane Bertotti, secretária Nacional de Comunicação da CUT cobrou do ministério tratamento justo à todas as entidades, uma vez que a FETRAF-BRASIL encontra inúmeras dificuldades para obter o reconhecimento e uma confederação ligada à Força Sindical está sendo oficializada nesse mesmo período. Ao abordar o conflito existente no contexto da organização sindical da agricultura familiar, Lupi, ressaltou a maneira como a FETRAF-BRASIL tem tratado o assunto que, ao cobrar o direito legítimo de ser organizada como federação, coloca-se à disposição de construir alternativas para viabilizar o objetivo. Enfático, o ministro foi claro ao dizer que ?a intransigência de setores que não concordam com a liberdade sindical já chegou ao limite? e, pediu um prazo para a FETRAF-BRASIL a fim de que juntamente com os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), possam construir posição definitiva do governo federal. Para o ministro, o Estado não deve intervir na organização dos trabalhadores. Dado o atual contexto organizativo, a convivência entre agricultura familiar e assalariados rurais já se encerrou e, de acordo com Rochinski, ?só não enxerga quem não quer, ou seja, hoje discutimos a organização da agricultura familiar, amanhã discutiremos a organização dos assalariados?. No que se refere a demanda de formação e capacitação para os agricultores familiares, a FETRAF-BRASIL deve apresentar projetos de formação para as secretarias de qualificação profissional e, de economia solidária nos próximos dias.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.