GT Interministerial discute sobre recursos hídricos

A FETRAF defendeu um conjunto de ações estratégicas como a solução para os problemas relacionados à água.

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 11/05/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 11/05/2012 - 00:00

O Grupo de Trabalho formado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Integração Nacional discutiram, nesta manhã (11), questões ligadas aos recursos hídricos. A FETRAF defendeu um conjunto de ações estratégicas como a solução para os problemas relacionados à água.

Dentre elas, destacam-se a criação de um amplo programa de preservação de nascentes; linha de crédito dentro do Pronaf, com subsídio, para implantação de açudes e cisternas e compra de equipamentos de irrigação; implantação de mini barragens (3 a 5 hectares) destinando a água para irrigação, consumo animal e humano e produção de peixes.

A FETRAF defende ainda o pagamento por serviço ambiental, principalmente aos agricultores familiares que preservarem os recursos hídricos e, amplo sistema de previsão meteorológica.

A expectativa da entidade é de que até o Plano Safra deste ano já tenha linhas que contemplem a agricultura familiar.

Celso Ludwig, coordenador da FETRAF, cobrou dos ministérios a liberação imediata dos recursos para as questões emergenciais relacionadas à estiagem no Sul do Brasil e o ministro Pepe Vargas (MDA) se comprometeu em apresentar uma resposta na próxima semana.

Vilson Alba, coordenador da FETRAF-SUL também participou da audiência.

 

 

 

 

 

 

Título: GT Interministerial discute sobre recursos hídricos, Conteúdo: O Grupo de Trabalho formado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Integração Nacional discutiram, nesta manhã (11), questões ligadas aos recursos hídricos. A FETRAF defendeu um conjunto de ações estratégicas como a solução para os problemas relacionados à água. Dentre elas, destacam-se a criação de um amplo programa de preservação de nascentes; linha de crédito dentro do Pronaf, com subsídio, para implantação de açudes e cisternas e compra de equipamentos de irrigação; implantação de mini barragens (3 a 5 hectares) destinando a água para irrigação, consumo animal e humano e produção de peixes. A FETRAF defende ainda o pagamento por serviço ambiental, principalmente aos agricultores familiares que preservarem os recursos hídricos e, amplo sistema de previsão meteorológica. A expectativa da entidade é de que até o Plano Safra deste ano já tenha linhas que contemplem a agricultura familiar. Celso Ludwig, coordenador da FETRAF, cobrou dos ministérios a liberação imediata dos recursos para as questões emergenciais relacionadas à estiagem no Sul do Brasil e o ministro Pepe Vargas (MDA) se comprometeu em apresentar uma resposta na próxima semana. Vilson Alba, coordenador da FETRAF-SUL também participou da audiência.            



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.