Fórum Baiano da Agricultura Familiar 2011

Movimentos sociais e organizações integrantes do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), reuniram-se em Salvador de 5 a 7 de abril, para as atividades que marcaram a entrega da pauta de reivind

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 07/04/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 07/04/2011 - 00:00
Movimentos sociais e organizações integrantes do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), reuniram-se em Salvador de 5 a 7 de abril, para as atividades que marcaram a entrega da pauta de reivindicações. A mobilização contou com cerca de 1650 agricultores familiares.

Dentre as reivindicações, o FBAF propôs a implantação da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar para que haja estrutura governamental sólida, com equipamentos e profissionais adequados e compromissados, assim como orçamento denso e com condições de promover maior articulação, integração e centralidade das políticas nas instâncias de governo.

Além disso, garantia de assistência técnica e implementação de Programa Estadual de Agroindústria Familiar, com incentivos fiscais, adequação da legislação sanitária e de financiamento e incentivo ao cooperativismo, compuseram a pauta.

Mobilização



Na terça-feira, os agricultores familiares ocuparam o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Luiz Gugé Santos Fernandes, superintendente do Instituto, recebeu a pauta do FBAF. Já na quarta-feira (6), os 1650 agricultores familiares marcharam do INCRA para a sede do governo da Bahia, onde foram recebidos por Jaques Wagner, governador do estado.

Em audiência, apresentaram a pauta priorizando a criação da Secretaria de Agricultura e Assistência Técnica. Destacaram também a produção e geração de emprego e renda, as mudanças do Código Florestal e a questão da habitação.

Jaques Wagner deu sinal positivo para que a equipe de secretários tratassem da pauta e negociassem com o movimento. Para essa afirmação, o governador fez questão de descer de seu gabinete e garantir aos manifestantes num pronunciamento feito em cima de uma cadeira, na via pública.

Clique aqui e veja a íntegra da Pauta de Reivindicações do FBAF entregue ao governo.

Título: Fórum Baiano da Agricultura Familiar 2011, Conteúdo: Movimentos sociais e organizações integrantes do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), reuniram-se em Salvador de 5 a 7 de abril, para as atividades que marcaram a entrega da pauta de reivindicações. A mobilização contou com cerca de 1650 agricultores familiares. Dentre as reivindicações, o FBAF propôs a implantação da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar para que haja estrutura governamental sólida, com equipamentos e profissionais adequados e compromissados, assim como orçamento denso e com condições de promover maior articulação, integração e centralidade das políticas nas instâncias de governo. Além disso, garantia de assistência técnica e implementação de Programa Estadual de Agroindústria Familiar, com incentivos fiscais, adequação da legislação sanitária e de financiamento e incentivo ao cooperativismo, compuseram a pauta.Mobilização Na terça-feira, os agricultores familiares ocuparam o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Luiz Gugé Santos Fernandes, superintendente do Instituto, recebeu a pauta do FBAF. Já na quarta-feira (6), os 1650 agricultores familiares marcharam do INCRA para a sede do governo da Bahia, onde foram recebidos por Jaques Wagner, governador do estado. Em audiência, apresentaram a pauta priorizando a criação da Secretaria de Agricultura e Assistência Técnica. Destacaram também a produção e geração de emprego e renda, as mudanças do Código Florestal e a questão da habitação. Jaques Wagner deu sinal positivo para que a equipe de secretários tratassem da pauta e negociassem com o movimento. Para essa afirmação, o governador fez questão de descer de seu gabinete e garantir aos manifestantes num pronunciamento feito em cima de uma cadeira, na via pública.Clique aqui e veja a íntegra da Pauta de Reivindicações do FBAF entregue ao governo.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.