FETRAF/PE visita acampamentos da Reforma Agrária na Mata Sul do Estado e acampados denunciam ameaças de milícias privadas e armada

A FETRAF/PE juntamente com o superintendente do INCRA no estado, Luiz Aroldo, visitaram nesta terça-feira (13) e quarta-feira(14), os acampados de 8 engenhos da Usina Pumaty, falida a 2 anos.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 15/10/2015 - 12:22 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 15/10/2015 - 12:22

A FETRAF/PE juntamente com o superintendente do INCRA no estado, Luiz Aroldo, visitaram nesta terça-feira (13)  e quarta-feira (14), os acampados de 8 engenhos da Usina Pumaty, falida a 2 anos.

O objetivo dessas visitas é fortalecer a luta dos acampados, ouvir as dificuldades e, sobretudo, incentivar a Reforma Agrária para que mudanças venham ocorrer na vida dessas pessoas.

A participação do INCRA nessa atividade foi de suma importância, pois pôde ouvir de perto as queixas e denúncias por parte dos acampados. Segundo eles, milícias privadas e armadas tentam intimida-los, usando muitas vezes a violência. Foi relatado ao superintendente inclusive, que no ultimo sábado (10), capangas armados entraram em um dos engenhos, soltaram o gado, queimaram o pasto e os pertences de um dos agricultores acampado.

“Mesmo falidos, representantes da usina tem as terras como reserva de poder. Precisamos chamar a atenção das autoridades para o conflito que está instalado na PUMATY e ressaltar que a vida dos agricultores corre risco. Queremos deixar claro que não abriremos mão das terras, pois o débito dos usineiros com os trabalhadores é bem maior do que os  18 mil hectares. Vamos denunciar a ouvidoria agrária e pedir providências, antes que alguém morra nessa luta pela  reforma agrária”. Destacou João Santos, Coordenador Geral da Fetraf/PE.

O superintendente Luiz Aroldo reafirmou o compromisso do Governo com a reforma agrária e vai solicitar recursos para iniciar a partir de março, as vistorias para o processo de desapropriação das terras em Pumaty.

Título: FETRAF/PE visita acampamentos da Reforma Agrária na Mata Sul do Estado e acampados denunciam ameaças de milícias privadas e armada, Conteúdo: A FETRAF/PE juntamente com o superintendente do INCRA no estado, Luiz Aroldo, visitaram nesta terça-feira (13)  e quarta-feira (14), os acampados de 8 engenhos da Usina Pumaty, falida a 2 anos. O objetivo dessas visitas é fortalecer a luta dos acampados, ouvir as dificuldades e, sobretudo, incentivar a Reforma Agrária para que mudanças venham ocorrer na vida dessas pessoas. A participação do INCRA nessa atividade foi de suma importância, pois pôde ouvir de perto as queixas e denúncias por parte dos acampados. Segundo eles, milícias privadas e armadas tentam intimida-los, usando muitas vezes a violência. Foi relatado ao superintendente inclusive, que no ultimo sábado (10), capangas armados entraram em um dos engenhos, soltaram o gado, queimaram o pasto e os pertences de um dos agricultores acampado. “Mesmo falidos, representantes da usina tem as terras como reserva de poder. Precisamos chamar a atenção das autoridades para o conflito que está instalado na PUMATY e ressaltar que a vida dos agricultores corre risco. Queremos deixar claro que não abriremos mão das terras, pois o débito dos usineiros com os trabalhadores é bem maior do que os  18 mil hectares. Vamos denunciar a ouvidoria agrária e pedir providências, antes que alguém morra nessa luta pela  reforma agrária”. Destacou João Santos, Coordenador Geral da Fetraf/PE. O superintendente Luiz Aroldo reafirmou o compromisso do Governo com a reforma agrária e vai solicitar recursos para iniciar a partir de março, as vistorias para o processo de desapropriação das terras em Pumaty.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.