FETRAF participa do Programa Mercosul Social e Participativo

Em reunião no Ministério das Relações Exteriores, sociedade civil propõe a criação da Comissão Permanente da Sociedade Civil ou do Conselho de Política Externa composto pela sociedade

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 20/03/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 20/03/2012 - 00:00

Na última quinta-feira (15), no Ministério das Relações Exteriores, Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, participou da reunião do Programa Mercosul Social e Participativo. Instituído em 6 de outubro de 2008, o Programa visa estabelecer relação entre o governo brasileiro e a sociedade civil no que se refere à participação social no Bloco, mas há praticamente um ano, esse processo estava paralisado.

O encontro teve o objetivo de elaborar um programa de trabalho sobre ações a serem empreendidas pelo governo, em conjunto com a sociedade civil, durante a presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul (PPTB), no segundo semestre deste ano. Atualmente a presidência é da Argentina.

“Vamos com bons olhos essa retomada da sociedade civil nas discussões. A sociedade tem papel estratégico não apenas no caráter consultivo. Nós queremos participar das decisões políticas para o Mercosul”, avaliou Rocinski.

Segundo informações do coordenador, a reunião deliberou pela criação de uma Comissão Permanente da Sociedade Civil ou, do Conselho de Política Externa composto pela sociedade.

Sobre o Programa

São atribuições divulgar as políticas, prioridades, propostas em negociação e outras iniciativas do governo brasileiro relacionadas ao Mercosul; fomentar discussões no campo político, social, cultural, econômico, financeiro e comercial que envolvam aspectos relacionados ao Mercosul; encaminhar propostas e sugestões de consenso, no âmbito das discussões realizadas com as organizações da sociedade civil, ao Conselho do Mercado Comum e ao Grupo do Mercado Comum do Mercosul.

Título: FETRAF participa do Programa Mercosul Social e Participativo, Conteúdo: Na última quinta-feira (15), no Ministério das Relações Exteriores, Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, participou da reunião do Programa Mercosul Social e Participativo. Instituído em 6 de outubro de 2008, o Programa visa estabelecer relação entre o governo brasileiro e a sociedade civil no que se refere à participação social no Bloco, mas há praticamente um ano, esse processo estava paralisado. O encontro teve o objetivo de elaborar um programa de trabalho sobre ações a serem empreendidas pelo governo, em conjunto com a sociedade civil, durante a presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul (PPTB), no segundo semestre deste ano. Atualmente a presidência é da Argentina. “Vamos com bons olhos essa retomada da sociedade civil nas discussões. A sociedade tem papel estratégico não apenas no caráter consultivo. Nós queremos participar das decisões políticas para o Mercosul”, avaliou Rocinski. Segundo informações do coordenador, a reunião deliberou pela criação de uma Comissão Permanente da Sociedade Civil ou, do Conselho de Política Externa composto pela sociedade. Sobre o Programa São atribuições divulgar as políticas, prioridades, propostas em negociação e outras iniciativas do governo brasileiro relacionadas ao Mercosul; fomentar discussões no campo político, social, cultural, econômico, financeiro e comercial que envolvam aspectos relacionados ao Mercosul; encaminhar propostas e sugestões de consenso, no âmbito das discussões realizadas com as organizações da sociedade civil, ao Conselho do Mercado Comum e ao Grupo do Mercado Comum do Mercosul.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.