FETRAF mobiliza estados para audiência com INCRA

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 28/04/2010 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 28/04/2010 - 00:00

O presidente do Incra, Rolf Hackbart, recebeu a FETRAF/Brasil e representantes das diversas FETRAFs estaduais na manhã de quarta-feira, 28, para dar continuidade a discussão já iniciada com o MDA e outros ministérios. Todas os temas que constam da pauta de reivindicações da VI Jornada Nacional de Luta são comuns tanto para o agricultor familiar, quanto para o assentado de reforma agrária, daí o Incra ser um parceiro essencial na garantia da consolidação dos direitos.

Na audiência, cada representante, ou coordenador de FETRAFs estaduais, pôde falar das especificidades de sua região, socializando os problemas do agricultor familiar assentado observados em cada estado.

O longo debate gerou alguns encaminhamentos importantes:
- Na próxima quarta, 06 de maio, ocorrerá novo encontro entre FETRAF e Incra, no qual estarão presentes os coordenadores dos 19 estados representados pela federação. As discussões serão feitas por região, considerando cinco pontos específicos:
1. Construção de um calendário de vistoria de terras para desapropriação por estado;
2. Avaliação da fragilidade do PRONATER - Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura ? em cada região e desenvolvimento de mecanismos para efetivá-lo definitivamente;
3. Definição de prioridades por estado;
4. Levantamento da demanda de habitações rurais regionalmente;
5. E levantamento dos projetos ambientais que precisam de encaminhamentos.

Essa plenária estendida será uma preparação para diversas outras reuniões regionais, realizadas nos estados, nas quais serão aprofundados os detalhes de cada ponto levantado. Nesses encontros estaduais, o comprometimento é que estejam presentes o Incra local e a Superintendência, para que juntos aos trabalhadores assentados, consolidem ações que desenvolvam, de forma efetiva, a qualidade de vida nos assentamentos.

Título: FETRAF mobiliza estados para audiência com INCRA, Conteúdo: O presidente do Incra, Rolf Hackbart, recebeu a FETRAF/Brasil e representantes das diversas FETRAFs estaduais na manhã de quarta-feira, 28, para dar continuidade a discussão já iniciada com o MDA e outros ministérios. Todas os temas que constam da pauta de reivindicações da VI Jornada Nacional de Luta são comuns tanto para o agricultor familiar, quanto para o assentado de reforma agrária, daí o Incra ser um parceiro essencial na garantia da consolidação dos direitos. Na audiência, cada representante, ou coordenador de FETRAFs estaduais, pôde falar das especificidades de sua região, socializando os problemas do agricultor familiar assentado observados em cada estado. O longo debate gerou alguns encaminhamentos importantes: - Na próxima quarta, 06 de maio, ocorrerá novo encontro entre FETRAF e Incra, no qual estarão presentes os coordenadores dos 19 estados representados pela federação. As discussões serão feitas por região, considerando cinco pontos específicos:1. Construção de um calendário de vistoria de terras para desapropriação por estado;2. Avaliação da fragilidade do PRONATER - Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura ? em cada região e desenvolvimento de mecanismos para efetivá-lo definitivamente;3. Definição de prioridades por estado;4. Levantamento da demanda de habitações rurais regionalmente;5. E levantamento dos projetos ambientais que precisam de encaminhamentos. Essa plenária estendida será uma preparação para diversas outras reuniões regionais, realizadas nos estados, nas quais serão aprofundados os detalhes de cada ponto levantado. Nesses encontros estaduais, o comprometimento é que estejam presentes o Incra local e a Superintendência, para que juntos aos trabalhadores assentados, consolidem ações que desenvolvam, de forma efetiva, a qualidade de vida nos assentamentos.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.